Rogério Zimmermann enfrentará o Brasil no Bento Freitas pela primeira vez

Reencontro

Rogério Zimmermann enfrentará o Brasil no Bento Freitas pela primeira vez

Maior treinador da história do Xavante comandará o São José neste domingo

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado sexta-feira,
31 de Janeiro de 2025 às 18:53

Rogério Zimmermann enfrentará o Brasil no Bento Freitas pela primeira vez
Zequinha de RZ somou dois pontos em três rodadas (Foto: Divulgação)

Maior treinador da história do Grêmio Esportivo Brasil, Rogério Zimmermann estará neste domingo (2) no Bento Freitas, mas pela primeira vez na carreira como treinador da equipe visitante. Às 16h, o Xavante recebe o São José pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho.

Será o primeiro reencontro de RZ com o torcedor rubro-negro desde o fim de sua última passagem como treinador do clube, no fim da temporada 2023.

“Você retornar para uma cidade, para um local, mesmo com outra agremiação, em que tu teve sucesso, que te dá boas recordações, é bom. Eu fiz coisas boas aí. Então, a minha relação com o clube, com a torcida é boa e vai continuar”, disse Rogério Zimmermann ao A Hora do Sul.

Mesmo com uma longa carreira, o treinador jamais enfrentou o Brasil na Baixada. Questionado sobre o fato, o próprio treinador afirmou não lembrar. Em 2022, pelo Caxias, sua equipe venceu o Xavante por 4 a 0, mas o confronto aconteceu no estádio Centenário.

Pelo contexto das primeiras três rodadas, o confronto deste domingo é fundamental para ambas as equipes. O Rubro-Negro é lanterna do grupo C com dois pontos e depois do jogo contra o São José terá uma sequência fora de casa contra Inter e Pelotas. Enquanto o Zequinha também somou dois pontos, ocupando o terceiro lugar da chave A.

Mesmo com o ambiente de jogo decisivo, Zimmermann acredita que receberá apoio dos Xavantes quando deixar o vestiário. “Se tu vai para um lugar que os caras não gostam de ti, tu pode ter problemas. Mas quando tu vai para um lugar que os caras gostam de ti, e eu gosto do clube, então não vai ter problema nenhum, a não ser a questão do jogo em si”, comentou.

Rogério Zimmermann admitiu que o encontro poderia ter acontecido ainda na pré-temporada. Os clubes negociaram a disputa de dois amistosos, um em cada estádio, mas o acordo acabou não se concretizando.

“A gente tentou até fazer amistosos, que pudesse tanto o São José ir aí como o Brasil vir. […] Eu sabia que era difícil você conseguir amistoso, porque ninguém, às vezes, quer viajar três horas. Sempre era difícil fazer amistoso”, completou.

Passagem pelo Brasil

Conforme o pesquisador Izan Muller, Rogério Zimmermann comandou o Brasil em 466 jogos, sendo 210 vitórias. Em sua primeira passagem em 2004, conquistou o título da Divisão de Acesso. Em 2005 levou o clube até a segunda fase do Campeonato Gaúcho e ao vice-campeonato da Copa FGF, garantindo vaga na Série C.

Na sua segunda passagem no Bento Freitas, o treinador colocou seu nome de vez na história do clube. Entre 2013 e 2018 conquistou mais um título da Série A -2 e colocou o Brasil Na Série B do Campeonato Brasileiro depois de dois acessos nacionais seguidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais