O Brasil não saiu de um empate sem gols com o Guarany, durante a noite deste sábado (25), no Bento Freitas, pela segunda rodada do Gauchão. O Xavante dominou o adversário e exigiu defesas importantes do goleiro Jonathan, mas não conseguiu o gol e agora soma dois pontos na competição, em terceiro lugar do grupo C.
O jogo na Baixada foi marcado por um apagão durante a etapa inicial, quando os refletores se apagaram, gerando uma paralisação de 21 minutos. Com a mesma escalação da estreia, o time do técnico William de Mattia teve em finalizações de Histone, Murillo Lima e Kauê suas principais oportunidades, nenhuma concretizada em bola na rede.
O próximo compromisso do Rubro-Negro está marcado para as 21h30min de quarta-feira, contra o Caxias, no estádio Centenário. Antes, porém, há três jogos válidos pela segunda rodada, todos neste domingo. Também no sábado, o Internacional bateu o Juventude por 2 a 0 e o São Luiz empatou por 1 a 1 com o São José.
Escalação repetida
A boa impressão deixada contra o Grêmio e o pouco tempo para treinar entre um jogo e outro fizeram William de Mattia repetir os 11 titulares da estreia. No lado do Guarany, o zagueiro Saulo, ex-Farroupilha, sofreu lesão muscular na panturrilha e foi substituído por Fabão. Luiz Felipe, ex-Xavante, deu lugar a outro meia com passagem pelo Brasil: Marllon.
O Rubro-Negro voltou a ter Juliano Fabro como volante mais recuado no 4-1-4-1, com Jonathan Cabeça mais avançados. Fabro, muitas vezes parecendo um terceiro zagueiro ao lado de Áquila e Cerqueira, marcava o camisa 9 do Guarany, Yan Philippe, autor de dois gols na partida anterior.
Goleiro do Guarany trabalha
A etapa inicial durou mais de uma hora na Baixada por conta do apagão aos 36 minutos. Antes da paralisação, as melhores ocasiões do Brasil foram protagonizadas por Histone. O camisa 7 obrigou Jonathan a fazer três defesas, duas delas com maior grau de dificuldade. O goleiro do Guarany, aliás, levou cartão amarelo por cera.
O time visitante, por outro lado, não exigiu defesas de Wellington. A principal ocasião dos bageenses aconteceu no último lance do primeiro tempo, quando Marllon bateu por cima. Pelo lado xavante, Murillo Lima foi quem mais chegou perto de abrir o placar. O camisa 2 soltou uma pancada de fora da área, já após a pausa de 21 minutos por conta da queda de luz, e fez Jonathan espalmar para escanteio.
Domínio sem gol
Márcio Nunes mexeu nos visitantes para a metade final. Saíram o volante Murilo e o meia Marllon para as entradas dos meio-campistas Vitor e Denis Germano, este último com passagem pelo Brasil em 2023. Mas o segundo tempo começou como acabou o primeiro: o Xavante era quem atacava.
Aos quatro, Kauê pegou sobra em escanteio e chutou para nova boa defesa de Jonathan. O gol do Brasil parecia questão de tempo. Apesar das boas oportunidades já criadas, a mais clara até então surgiu aos 14 minutos. Histone achou espaço na área e bateu no canto. A bola tirou tinta do pé da trave direita. Alguns torcedores comemoraram por um instante.
O técnico adversário, então, voltou a fazer duas substituições. O Guarany espelhou o tripé no meio-campo que William de Mattia escalou. O treinador do Brasil promoveu a primeira troca aos 24: Mayco Félix por Gabriel Moysés. Em seguida, Histone saiu, extenuado, dando lugar a Vini Charopem.
As últimas substituições foram aos 38, para uma tentativa de pressão final. Saíram Higor Martins, Jonathan Cabeça e DG. Ingressaram Alan Bald, João Victor e Higor Farias. Antes do encerramento do jogo, Jonathan ainda fez outras duas defesas, em conclusões de Alan Bald e Juliano Fabro. O goleiro do Guarany foi o nome da partida.
Gauchão
2ª rodada
Sábado
Inter 2 x 0 Juventude
São Luiz 1 x 1 São José
Brasil 0 x 0 Guarany
Domingo
16h | Pelotas x Monsoon
19h | Avenida x Ypiranga
20h30min | Grêmio x Caxias
Ficha técnica
Brasil (0): Wellington; Murillo Lima, Áquila, Guilherme Cerqueira e Higor Martins (Alan Bald, 38’ 2T); Juliano Fabro, Jonathan Cabeça (João Victor, 38’ 2T), Kauê; Histone (Vini Charopem, 29’ 2T), DG (Higor Farias, 38’ 2T) e Mayco Félix (Gabriel Moysés, 24’ 2T). Técnico: William de Mattia.
Guarany (0): Jonathan; Talles, Bruno Cardoso, Fabão e João Victor; David Cunha, Murilo (Vitor, intervalo), Marllon (Denis Germano, intervalo); Jean Lucca (Lucas Souza, 20’ 2T), Marcelinho (Ronald, 42’ 2T) e Yan Philippe (Jackson, 20’ 2T). Técnico: Márcio Nunes.
Cartões amarelos: DG, Higor Martins e Vini Charopem (B); Jonathan, João Victor e Denis Germano (G).
Árbitro: Francisco Soares Dias.
VAR: Douglas Schwengber da Silva.
Local: Bento Freitas.
Público oficial: 2.743 pessoas.
Renda oficial: R$ 55.365,00.