Pelotas, suas tradições e seus patrimônios inspiraram o violonista e compositor Mathias Behrends Pinto a escrever uma suíte especialmente para o município. “É uma homenagem musical à cidade que me acolheu”, conta o músico que é casado com uma pelotense e que diz ser esta a sua segunda terra natal. Na segunda-feira a composição inédita será apresentada pela Orquestra de Choro do Festival Internacional Sesc de Música, com 50 instrumentistas. O concerto ocorrerá no Theatro Guarany, às 20h30min.
Na Suíte Pelotas, o compositor escolheu o choro como gênero musical da sua composição com oito movimentos. No primeiro movimento, com um choro canção dolente e típico dos chorões pelotenses, o autor inicia a peça pedindo a benção ao Bará, o orixá do Mercado Central.
Nos movimentos seguintes o autor leva o público ao Laranjal, traz o imponente palco do Theatro Guarany, conduz quem ouve pelas ruas do centro do município e até o café Aquários e faz referências ao Sete de Abril, entre outros locais icônicos. “A Suíte é um passeio musical por oito pontos simbólicos da cidade. Inclusive eu homenageio o bar Liberdade, local dos chorões antigos de Pelotas”, conta o violonista.
Coordenador do Núcleo
Coordenador e professor do Núcleo de Choro do Festival, Mathias Pinto está no evento do Sesc desde 2018. O violonista porto-alegrense, licenciado em Música pelo Instituto Porto-Alegre, há 11 anos é responsável pela Oficina de choro de Porto Alegre e pelo projeto MPB nas escolas, do Instituto Ling. Essas experiências como estilo ele compartilha com os alunos em Pelotas.
Para o violonista, o espaço que o choro conquistou no Festival é resultado do atual bom momento deste gênero. “Atribuo ao reconhecimento como patrimônio histórico imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional) em 2024, ao anseio de revalorização da música popular brasileira e por último a falta de locais para formação nessa área”, diz.
O compositor tem ainda no currículo dois discos lançados, Falso folião (2017) e Torre de respiração (2023). Ao violão acompanhou artistas como Ângela Maria, Luciana Rabello, Jorginho do Pandeiro e Roberta Sá, entre outros, além de artistas internacionais como Delfeayo Marsalis e Carlos Nunes.
Prestigie
- O quê: estreia da Suíte Pelotas, do violonista Mathias Pinto, Orquestra de Choro do Festival Sesc de Música – Núcleo de Alunos
- Quando: segunda-feira, às 20h30min
- Onde: Theatro Guarany, rua Lobo da Costa, 849