Projeto de ponte entre Rio Grande e São José do Norte será licitado até fevereiro
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira23 de Janeiro de 2025

Travessia

Projeto de ponte entre Rio Grande e São José do Norte será licitado até fevereiro

Esta é a última etapa antes da construção da ligação a seco entre os municípios

Por

Projeto de ponte entre Rio Grande e São José do Norte será licitado até fevereiro
Atualmente, a travessia de um município ao outro é feita pela hidrovia. (Foto: Daniel Costa)

A ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte, pauta da região Sul há mais de meio século, deverá ter o seu edital lançado até fevereiro. Em ofício enviado ao presidente da Associação Pró Ponte RG-SJN, Jair Rizzo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que o projeto executivo será licitado ainda no primeiro bimestre.

Previsto para ser lançado ainda em 2024, o edital para a licitação do projeto executivo foi adiado por conta de outras demandas, que, conforme o órgão, se colocaram à frente da ponte. “Vamos ficar acompanhando o lançamento do edital e o processo em si, mas com certeza essa é uma grande notícia não só para os dois municípios, mas para toda região”, comemora Rizzo.

Com custo estimado em R$ 50 milhões, o projeto conta com um aporte integral do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. O documento apresentará todos os detalhes de arquitetura, estrutura e tipologia da ponte, indicando o custo e o tempo de execução da obra.

Expectativa

Conforme Rizzo, o projeto executivo deverá ser entregue em 2027. “A empresa que vencer a licitação terá um prazo de dois anos para entregar os projetos de engenharia prontos”, explica.

A partir da entrega do projeto executivo, o Dnit realizará uma nova licitação, desta vez para a construção da ponte. Ainda sem a confirmação oficial do órgão, autoridades estimam a duração de um ano dos serviços, com custo estimado em R$ 1 bilhão.

Desenvolvimento regional

A partir da construção da ligação a seco, a BR-101, em São José do Norte, e a BR-392, em Rio Grande, serão interligadas, favorecendo milhares de turistas e caminhoneiros que utilizam o transporte aquaviário para realizar a travessia entre os municípios.

“Considero que esta ponte seria a redenção para toda a região Sul do Estado, não só para Rio Grande e São José do Norte. Vários outros municípios se beneficiariam desta nova opção de chegada e saída para o turismo e a logística. Por isso, aguardamos com esperança de que essa licitação saia o quanto antes”, afirma a prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT).

A ponte

Com cerca de 3,8 quilômetros de extensão, a ponte deverá sair da avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, e seguir até o arroio do Laracha, em São José do Norte. Entre os potenciais modelos viáveis destacam-se pontes com o estilo canivete e com elevação.

Acompanhe
nossas
redes sociais