A rua João Pessoa tinha outro nome e era bem significativo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira23 de Janeiro de 2025

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

A rua João Pessoa tinha outro nome e era bem significativo

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Janeiro de 2025 às 16:42

Há 100 anos

Em 1925, quem andava pela região da Várzea identificava a atual rua João Pessoa, entre José do Patrocínio e Bento Martins, com outro nome: da Liberdade. De acordo com o historiador Mario Osorio Magalhães, no livro Os passeios da cidade antiga, a origem desta via se confunde com a de outras, próximas, e de igual importância: Bento Martins, Alberto Rosa, Álvaro Chaves. As quatro foram projetadas no fim da década de 1860.

O projeto foi do engenheiro Romualdo de Abreu e Silva e na época essas ruas surgiram em uma parte baixa e baldia de Pelotas. Para chegarem até o Porto, essas vias cruzaram quintais e chácaras. “…ao contrário  as outras, que lhe são próximas e que homenagearam um herói, um episódio e uma data no momento em que surgiram, esta nasceu sob o signo de um valor humano, que como se disse, é difícil de definir”, comentou o escritor no livro.

Até 1930 a via era chamada de rua da Liberdade. (Foto: Divulgação)

Homenagem e revolução

Em 1930, da mesma forma que a capital do estado da Paraíba, a rua da Liberdade passou a se chamar João Pessoa, em homenagem ao governador assassinado no Recife. “Fato que provocou verdadeira comoção nacional e veio a constituir um dos motivos da Revolução de 30”, descreve o historiador.

Para saber

A revolução culminou com o Golpe de 1930, que transferiu o poder para o gaúcho Getúlio Vargas.

O episódio marcou o início do Governo Provisório, do Governo Constitucional e do Estado Novo.

Fontes:  Os passeios da cidade antiga, de Mario Osorio Magalhães; site Mundo Educação

 

Há 65 anos

Prefeito João Gastal divulga nomes que comporão o governo

O prefeito João Carlos Gastal, que governou de 1960 a 1964, apresentava aos poucos à comunidade os nomes escolhidos para ocupar os cargos de chefia do governo. O jornal Diário de Notícias de Porto Alegre, edição do dia 23 de janeiro, destacava nomes como o do radialista e advogado Sérgio Chim dos Santos, como secretário do Gabinete do prefeito e do também radialista e funcionário municipal Maurício Antônio da Silveira como protocolista.

Salvador Lemos de Freitas também foi confirmado na Diretoria da Fazenda, mantendo-se no cargo de chefe do expediente, o mesmo que ocupou no governo anterior. No Colégio Municipal Pelotense foi confirmado o nome do professor Rafael Alves Caldeira, como diretor geral, bem como o do professor Fernando Lopes, como diretor do Conservatório de Música.

Fonte: Diário de Notícias

 

Há 50 anos

Zona Sul tinha uma entidade voltada para o turismo

A Associação de Turismo dos Municípios da Zona Sul foi fundada por inspiração do Conselho Municipal de Turismo de Pelotas. A nova entidade congregou Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Bagé e Santa Vitória do Palmar.

A primeira diretoria da Asturisul tinha Maurício Antônio Rodrigues da Silveira como presidente e Salvador Palazzo como vice. A entidade, atuante em 1975, tinha o propósito de colaborar na divulgação do setor nos municípios.

Fonte: Pelotas destaques 70

Acompanhe
nossas
redes sociais