É no gramado sintético do estádio Francisco Noveletto que o Pelotas volta a disputar uma partida de primeira divisão estadual. Passados 1.369 dias do rebaixamento em 2021, o Lobo enfrenta às 21h30min desta quarta-feira (22) o São José no sempre polêmico campo localizado na zona norte de Porto Alegre.
O último compromisso oficial da equipe dirigida por Ariel Lanzini foi em agosto. Agora, serão oito em 24 dias para definir o rumo do clube no Gauchão. A pré-temporada começou em meados de novembro e terminou no quinto jogo-treino da preparação, diante dos uruguaios do Cerro Largo, dia 12.
Um dos trunfos do Pelotas é a permanência dos integrantes do departamento de futebol e da comissão técnica. A campanha quase abreviada na primeira fase da Divisão de Acesso acabou de um jeito bem diferente, com a celebração do retorno à elite. A conquista em Santa Maria foi a cereja do bolo de uma caminhada complicada.
Agora o cenário é diferente. Dos seis atletas remanescentes de 2024, três devem iniciar a partida de hoje: Yuri, Marcelinho e Léo Ferraz. O restante da equipe ainda é novidade para o torcedor. Nos testes da pré-temporada, houve indícios positivos: três vitórias e dois empates; cinco gols marcados, um sofrido.
Gauchão
1ª rodada
Quarta-feira (22)
19h | Guarany x Internacional
Juventude x Ypiranga
São Luiz x Avenida
21h30min | São José x Pelotas
22h | Brasil x Grêmio
Quinta-feira (23)
19h | Monsoon x Caxias
Todo ponto é valioso
A delegação azul e ouro deixou a Boca do Lobo no início da tarde desta terça-feira rumo à capital. Todo o grupo deve estar à disposição, exceto o jovem meia João Bosenbecker. Antes do embarque, Ariel Lanzini concedeu entrevista coletiva em que projetou a maratona de rodadas.
“Qualquer vitória é importante, ainda mais em um campeonato com oito jogos na primeira fase. Qualquer ponto desperdiçado pode ser um problema lá na frente. Sabemos das dificuldades que a gente vai ter, mas trabalhamos muito para poder fazer uma grande estreia”, afirmou.
Sem treino de ambientação
O elenco áureo-cerúleo não treinou em quadra sintética antes da viagem e usará o aquecimento da partida para se adaptar ao terreno de jogo. O campo da casa do Zequinha será reformulado após o Gauchão, passando a se assemelhar aos gramados de Palmeiras e Botafogo, que são os sintéticos de ponta no país.
“A mudança do gramado para um campo sintético altera um pouco a sequência do jogo. Por algumas circunstâncias e pensamentos que tivemos durante a pré-temporada, acreditamos ser melhor ficarmos na preparação em campo de grama. Até porque às vezes não se consegue um gramado sintético da mesma maneira que o do São José”, disse Lanzini.
Prováveis escalações
São José: Fábio; Daniel, Jadson, Rafael Dumas e Lailson; Jonatha Varela, Gabriel Terra e Evaristo; Marcos Vinicius, Douglas e Renê. Técnico: Rogério Zimmermann.
Pelotas: Jorge; Vidal, Victor Massaia, Yuri e Bruno Ré; Robson Lopes, Bryan Gabriel, Cesinha; Ruster, Marcelinho e Léo Ferraz. Técnico: Ariel Lanzini.
Horário: 21h30min desta quarta-feira (22).
Tempo real: ahoradosul.com.br.
Transmissão: YouTube de GZH.
Árbitro: Elias da Silva Elyseu.
VAR: Anderson Farias.
Local: estádio Francisco Noveletto.
Ingressos: R$ 40.