O contrato entre a Transpetro e o Estaleiro Rio Grande (Ecovix), em conjunto com o Estaleiro Mac Laren, do Rio de Janeiro, deve ser assinado nas próximas semanas. O documento formaliza a construção de quatro navios da classe Handy.
Com a homologação do resultado da licitação, no último sábado, resta apenas a assinatura do contrato entre as partes, o que, conforme a Ecovix, pode acontecer ainda neste mês. Cada embarcação foi arrematada por US$ 69,5 milhões (em torno de R$ 415 milhões). O investimento total ultrapassa R$ 1,6 bilhão.
Fortalecimento dos empregos
A construção dos cascos será realizada no Estaleiro Rio Grande, ao longo dos próximos três anos. Assim, cerca de mil empregos diretos serão gerados no município.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG), Benito de Oliveira Gonçalves, a assinatura do contrato será importante para a criação de novas oportunidades para o setor.
Apesar disso, o líder sindical comentou, no último mês, que acompanhava de perto as negociações para garantir os direitos trabalhistas.
“Pelo que sabemos, o valor do contrato para a construção dos quatro navios era de 75 milhões de dólares por embarcação, mas a Transpetro pediu desconto de 12% nos valores. No total, o desconto passava de R$ 200 milhões e, para evitar que esse montante fosse tirado do trabalhador, pedimos para acompanhar a negociação. Durante cinco dias e cinco noites tivemos de devorar dezenas de folhas de contrato. O papel do STIMMMERG foi discutir algumas cláusulas e garantimos a manutenção de direitos, como o café da manhã e o ticket refeição”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Rio Grande, Vitor Magalhães, comemora a construção, mas avalia que é necessário seguir buscando novos investimentos para o município.
“Sempre que temos ou geramos boas notícias para a nossa cidade, principalmente na macro área transversal do desenvolvimento econômico, ficamos contentes principalmente pelas pessoas que vão ser impactadas, direta ou indiretamente. Por outro lado, aumenta a responsabilidade, enquanto governo, de fornecer a estrutura necessária para que estes investimentos possam se tornar permanentes”, diz.
Cronograma
De acordo com o cronograma da concorrência, o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.
As embarcações terão capacidade para movimentar de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto e serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina.
Retomada da indústria naval
A Transpetro anunciou, em 2024, o programa TP 25, que prevê a ampliação da frota própria da empresa, com o investimento em 25 novos navios, estimulando a indústria naval brasileira. As embarcações arrematadas pelo consórcio Ecovix/Mac Laren são as primeiras aquisições.
“Estamos na reta final do processo e temos perspectiva de poder concluir a aquisição dos primeiros navios em breve”, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, em entrevista.
Desmantelamento
Antes da construção dos quatro cascos, a indústria naval de Rio Grande atua, desde 2023, no desmantelamento de duas plataformas da Gerdau. O serviço mobiliza cerca 300 postos de trabalho no Estaleiro.