Três ramos de micro e pequenas empresas (MPEs) de Pelotas terão a oportunidade de expandir suas operações a partir do Programa MOVE+ Agentes de Mercado do Sebrae. As inscrições para quem opera em B2B no setor de Alimentos, Bebidas e Agronegócio vão até o dia 21 de fevereiro e as vagas são limitadas.
A proposta é promover a ampliação das vendas, a base de negócios com outras empresas, capacitação e conexão através de rodadas de negócios. O programa é gratuito e objetiva ainda aproximar fornecedores e compradores, gerando oportunidades comerciais, com o apoio de consultores especializados.
O gerente regional Sul do Sebrae, Ciro Vives, adianta que na região serão dois agentes de mercado que irão atuar junto às micro e pequenas empresas que operam com venda de empresa para empresa para que possam ampliar as suas conexões de venda e, ao final do ciclo, ter aumentado a sua venda global.
“Junto, a gente vai entregar algumas outras soluções para esse cliente, como uma verificação se há necessidade de remodelagem de negócio ou de abertura de uma nova frente digital para vendas. Quem é o público-alvo, além de promover a participação em rodadas de negócios para aumentar a base de parceiros”, garante o gerente ao destacar o alcance da autonomia dos empresários para que possam criar estratégias direcionadas.
Mapeamento
Os requisitos de operar em B2B dentro das áreas de bebidas, alimentos e agroindústria surgiram a partir do mapeamento feito pelo Sebrae em territórios brasileiros que apontaram a vocação e a potencialidade pelas densidades empresariais. “A região Sul foi vista por ter uma boa densidade, obviamente no setor de alimentos e porque têm um potencial maior de adesão com o programa SIM”, comenta.
A agroindústria é um setor que está despontando em toda região, com 147 microempresas instaladas em 23 municípios da Zona Sul. Com a instalação do Consórcio Regional de Inspeção e Produtos de Origem Animal, das 34 empresas existentes em Pelotas, 12 já podem vendidos em todo Estado. “São produtos que comercializam para pequenos varejos. Então essa é uma possibilidade bacana também de poder ampliar os ciclos de negócios”, lembra Vives.
O papel do Sebrae, conforme o gerente, é capacitar a gestão desse negócio, orientá-lo sobre o ponto de vista de melhoria na gestão financeira, de marketing, de processo e de pessoas, ampliar o círculo de relacionamento dessa empresa com o seu mercado, através de palestras, workshops e seminários.
Vagas
As inscrições para o Programa MOVE+ podem ser feitas até 21 de fevereiro diretamente na página conhecimento.sebraers.com.br/lp/move-mais. Restam 18 vagas. Em caso de dúvida os interessados podem fazer contato diretamente com os consultores Fabian Bormida e Reysel Mirapalhete pelos telefones (53) 98129-1409 e 98111-8798.