Começa nesta quarta-feira (22) a 104ª edição do Campeonato Gaúcho. Cinco jogos abrem a primeira das oito rodadas da primeira fase, que se desenrolará em apenas 24 dias. Em uma temporada marcada por um regulamento inédito, 12 clubes buscarão o título da competição. O duelo de volta da decisão será em 15 de março, um sábado.
Para a dupla Bra-Pel, este Gauchão é o meio de crescer em nível nacional. Isso porque Brasil e Pelotas estão entre os times que lutam por vaga na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2026. O Xavante, vale lembrar, volta a disputar a quarta divisão do país na atual temporada e pode, evidentemente, subir para a C.
Rubro-negros e áureo-cerúleos terão como rivais na disputa paralela pela Série D outros cinco clubes: Guarany, São José, São Luiz, Avenida e Monsoon. Já para a próxima Copa do Brasil irão os quatro semifinalistas, além do vencedor do mini torneio chamado Taça Farroupilha (leia mais a seguir).
O Grêmio conquistou as últimas sete edições do Gauchão e tenta repetir agora um feito que só o rival, Internacional, conseguiu no RS: vencer oito campeonatos consecutivos. O Colorado vai buscar interromper a sequência tricolor e encerrar um jejum de nove anos sem levantar o troféu.
Abertura
Sensação da edição passada, o Guarany recebe o Internacional no estádio Estrela D’Alva que estará lotado. Assim como Grêmio e Juventude, o Colorado chega à abertura do Gauchão com apenas duas semanas de pré-temporada. Rochet, Bernabei, Fernando, Rômulo e Enner Valencia não jogam diante do time de Márcio Nunes.
O Juventude recebe o Ypiranga no Jaconi, em Caxias, e terá várias caras novas no time titular do técnico Fábio Matias, que fechou 2024 garantindo o Alviverde na Série A. O goleiro Marcão, ex-Brasil, o zagueiro Cipriano e o atacante Ênio devem figurar entre os 11. O Ypiranga de Matheus Costa aparecerá com o meia Lucas Ramos, ex-Inter.
Já no estádio 19 de Outubro, em Ijuí, São Luiz e Avenida fazem confronto de duas equipes que se testaram contra a dupla Bra-Pel na pré-temporada. O Rubro, do técnico Alessandro Telles, foi superado por 1 a 0 pelo Lobo, em dezembro. O time de Santa Cruz, sob comando de Wiliam Campos, empatou sem gols e bateu o Brasil por 2 a 1.
Regulamento
Durante as oito rodadas da primeira fase, só há confrontos entre times de grupos diferentes. Avançam às semifinais os primeiros colocados, além do melhor segundo. O melhor primeiro enfrenta o melhor segundo em uma das semifinais. Na outra, o segundo melhor primeiro mede forças com o terceiro melhor primeiro. Serão jogos de ida e volta, assim como a decisão.
Também em ida e volta, no formato mata-mata, ocorrerá a Taça Farroupilha. Este minitorneio vai reunir os quatro melhores classificados na tabela geral da primeira fase, excetuando os quatro semifinalistas. O campeão dessa disputa à parte será o quinto gaúcho na Copa do Brasil de 2026 – mais vagas podem surgir durante o ano caso Grêmio, Internacional ou Juventude se classifiquem à Libertadores do ano seguinte.
Os quatro piores colocados da primeira fase, considerando a classificação geral dos 12 times, vão para um quadrangular contra o rebaixamento. O formato é de turno e returno, em pontos corridos. Os dois piores após as seis rodadas caem para a Divisão de Acesso da próxima temporada.
Primeira rodada
Quarta-feira
- 19h – Guarany x Internacional
- 19h – Juventude x Ypiranga
- 19h – São Luiz x Avenida
- 21h30min – São José x Pelotas
- 22h – Brasil x Grêmio
Quinta-feira
- 19h – Monsoon x Caxias