Empreendedora da Z-3 retoma negócio com ajuda de casal de São Paulo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira22 de Janeiro de 2025

Reconstrução

Empreendedora da Z-3 retoma negócio com ajuda de casal de São Paulo

Destruído pela enchente, o Cantinho da Gi voltou a receber clientes no último domingo; doações arrecadadas em aniversário foram essenciais na reconstrução do espaço

Por

Empreendedora da Z-3 retoma negócio com ajuda de casal de São Paulo
Restaurante ganhou uma passarela que leva ao deck à beira da lagoa. (Foto: Jô Folha)

Depois de oito meses, o Cantinho da Gi, na Colônia de Pescadores Z-3, voltou a abrir as portas. Após a enchente do ano passado, o restaurante, conhecido pela vista exuberante da Lagoa dos Patos, encontrou em um dos seus encantos o maior desafio. A cheia atingiu a região com força, invadiu o estabelecimento e causou danos à estrutura, forçando o fechamento temporário. Com a ajuda da comunidade e a solidariedade de um casal, a proprietária, Gisele Gimenez, dedicou-se à recuperação do espaço, que agora está pronto para receber os clientes novamente.

O restaurante completou dois anos neste mês de janeiro, mas a trajetória de Gisele na Z-3 no ramo da alimentação começou com a venda de pães, que ela entregava de porta em porta. Esse foi o primeiro passo para a abertura de uma padaria e, posteriormente, do restaurante. O empreendimento também é sua residência, o que facilita a gestão do negócio. Inicialmente, o restaurante funcionava na área da padaria, e depois cresceu gradualmente com a instalação de um deck.

A ascensão do empreendimento foi interrompida pela cheia da Lagoa dos Patos. Em maio, a elevação das águas somada ao vento forte fez com que a água invadisse o local. O espaço sofreu muitas avarias, como a destruição de um prédio novo que seria usado para armazenar peixes. O deck foi a primeira parte da construção a ser destruída, arrancado pelas ondas. “Um dia, eu e meu irmão desprendemos a passarela do deck para não puxar o resto do chalé”, acrescenta.

Para reerguer o estabelecimento, a empreendedora tentou arrecadar fundos com uma vaquinha. O valor juntado não foi o bastante para recuperar o que havia sido perdido, e ela decidiu levar o negócio para o Laranjal. Porém, em seis meses de atividade no bairro, a falta de rentabilidade e o pouco movimento forçou Gisele a cogitar a desistência. Para o bem do empreendimento, a ideia foi suprimida com a iniciativa de um casal paulistano.

A ajuda ideal na hora certa

Cristiana Pontes e Denis Morante, de São Paulo, comemoraram em novembro os 50 anos de ambos com uma festa. Mesmo sem conhecer Gisele, a dupla tomou ciência da situação através de amigos em comum e se sensibilizou. Então decidiram que, em vez de um presente de aniversário, os convidados da festa fizessem uma doação para transformar a vida de Gi. A meta era arrecadar R$ 50 mil para ajudar na reconstrução de casa, trapiche e restaurante, e foi cumprida com êxito. O dinheiro foi fundamental para dar início ao processo de reforma.

Morante diz que ver o resultado da ação é reconfortante. “É indescritível ver tudo reconstruído e saber que quase cem pessoas ajudaram. No final, todo mundo canalizou a energia. A gente realmente mudou a vida dela. É uma sensação de satisfação, uma realização enorme de ter tido essa ideia”, manifesta. “A gente espera, em breve, visitar ela. O Roberto [Figueroa], que é quem conhece a Gisele, mora nos Estados Unidos e só vai estar aqui de volta no final de abril. A gente quer estar com ele, porque ele fez esse encontro.”

A superação

“Essa reconstrução só foi possível por conta dessa ajuda”, destaca a proprietária do estabelecimento recém reformado. Gisele admite que estava prestes a desistir, esgotada e envergonhada de pedir ajuda, especialmente dentro da comunidade. Além disso, ela também aproveita o espaço da reportagem para enviar um pedido de agradecimento à iniciativa do casal.

“Eu agradeço de coração. Já estava vendo o fim do restaurante que sempre lutei. Queria muito poder abraçar vocês. Acredito que agora, em maio, eu consiga fazer isso. Vocês não têm noção do bem que fizeram, tanto a mim quanto à minha família, como à comunidade, porque o restaurante representa muito à economia local da Z-3”, diz Gisele, emocionada com a recuperação do restaurante.

O Cantinho da Gi serve almoços e pratos com frutos do mar de terça à domingo. O restaurante fica na rua Ignacio Moreira Maciel, 616, Colônia de Pescadores Z-3.

Acompanhe
nossas
redes sociais