Tempo muda e temporais estão previstos para sexta-feira
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira5 de Fevereiro de 2025

Clima

Tempo muda e temporais estão previstos para sexta-feira

Segundo CPPMet pancadas isoladas de chuva estão previstas ainda hoje na Zona Sul do Estado

Por

Atualizado quinta-feira,
16 de Janeiro de 2025 às 08:33

Tempo muda e temporais estão previstos para sexta-feira
Manhã de calor em Pelotas. Agora faz 24ºC (Foto: Jean Neves)

Os dias ensolarados e quentes da semana estão contados. A massa de ar quente combinado com a umidade que vem da Argentina muda o tempo e deve causar temporais na Zona Sul do Estado nesta sexta-feira (17). A previsão é do Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel.

Nesta quinta-feira (16), as temperaturas seguem elevadas e podem chegar aos 33ºC na região.

O meteorologista Henrique Repinaldo explica que a massa de ar quente vai ganhar mais umidade e instabilidade. “Temos a previsão de uma maior quantidade de pan-cadas de chuva na Zona Sul, mas que não devem ocorrer em Pelotas, pois são de forma isolada, principalmente durante o período de aquecimento do dia, no período de final da manhã e durante a tarde, situação típica da estação.”

Devido à considerável quantidade de umidade em baixos níveis, a sensação térmica é ainda maior do que os valores registrados pelos termômetros.

Para sexta-feira, Repinaldo diz que a atmosfera vai estar mais instável, com aumento da umidade e o aquecimento térmico, que devem provocar temporais. “Será a partir do final da madrugada e início da manhã, e com uma intensidade significativa, quem sabe até queda de granizo de maneira isolada”, prevê o meteorologista.

Na previsão do Boletim Técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), além da previsão de pancadas isoladas de chuva para esta quinta, prevê ainda rajadas de vento entre 45 quilômetros por hora (km/h) a 60 km/h em todo o Litoral.

Os acumulados de chuva podem atingir 50 milímetros na Zona Sul. A tendência é que no sábado (18) a instabilidade siga atuando de forma isolada em áreas do Leste e Norte do Estado. As temperaturas ainda vão estar elevadas. Em Pelotas, porém, deve baixar dos 33ºC de máxima para 30ºC.

Acompanhe
nossas
redes sociais