O Festival Internacional Sesc de Música, que ocorre, a partir de segunda-feira até o dia 31 de janeiro, com apoio da Prefeitura de Pelotas, contará novamente com a participação das Orquestras Estudantis Municipal e Areal. Estas orquestras oferecem a alunos da rede pública de ensino da cidade, a oportunidade de vivenciar uma experiência com a música de concerto de alta qualidade. Este ano, o ponto alto da participação dos estudantes será no dia 23, às 19h no Teatro do Sicredi, quando eles apresentarão ao público o trabalho desenvolvido nas aulas.
Quarenta jovens músicos, divididos igualmente entre as duas orquestras, marcam um momento significativo no festival que já é um marco cultural na região. Para este evento é necessário fazer reserva de ingresso gratuito no site www.sesc-rs.com.br/festival
Os jovens terão acesso garantido para assistirem a performances de músicos renomados, além de participarem de aulas sob a orientação do renomado professor Fabrício Basso, especialista em violino e viola, integrante da Orquestra Villa-Lobos e coordenador de projetos sociais de música em Porto Alegre. “O Festival se tornou um presente para a cidade de Pelotas, é uma grande oportunidade para os estudantes das escolas da cidade conviverem com a música e com a arte e, com esta experiência, fazerem da sala de aula um espaço de cultura”, afirmou o secretário de Educação e Desporto (Smed), Mauro Del Pino, sobre o evento. Basso irá trazer sua expertise para ajudar a formar um repertório diversificado que abrange instrumentos como violino, percussão entre outros.
Experiência imensurável
Sob a coordenação da professora de música Lys Ferreira, os alunos da rede pública de ensino se preparam ao longo do ano para essa experiência, com apoio da Smed e da Escola Estadual de Ensino Médio Areal. Além dessas instituições, o projeto conta com apoio da comunidade pelotense em parcerias com instituições e empresas privadas.
A coordenadora das orquestras expressou sua satisfação na participação do Festival desde 2017. “Essa oportunidade de fazer parte da programação de um festival de esfera internacional é uma experiência imensurável para o desenvolvimento cultural e social desses jovens, promovendo não apenas suas habilidades técnicas musicais, como também, o fortalecimento de vínculos e criação de uma rede de amizade entre músicos, estudantes e profissionais da área”, relatou Lys.
Ingressos
A organização do Festival Internacional Sesc de Música está disponibilizando os ingressos para todos os espetáculos. O acesso é gratuito, mas, para as apresentações marcadas para o Theatro Guarany, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feito, virtualmente, pelo site do Festival, em www.sesc-rs.com.br/festival, ou presencialmente na bilheteria do Theatro, rua Lobo da Costa, 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h.
Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: de hoje até amanhã retirada de ingressos para espetáculos de segunda, terça, quarta e quinta-feira e do dia 23; e de 21 a 24, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente antes de cada concerto, às 18h, na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição. Para o espetáculo na Charqueada São João, no dia 23, também é necessária a reserva de ingressos antecipadamente, também, através do site do festival.