Profissões consideradas tradicionais, de áreas da educação, construção e às ligadas a cuidados terão destaque nos próximos anos, de acordo com novo estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial. A área de tecnologia da informação (TI) seguirá muito relevante, especialmente aquelas associadas ao uso da inteligência artificial (IA), desenvolvimento de aplicativos e de software.
De acordo com a psicóloga organizacional proprietária da Ampla, Sibelie Valente, alguns cargos de liderança também devem sair na frente, como gerentes ou supervisores financeiros, de marketing e de mídia, mídia sociais, marketing mais ligado ao B2B (comércio estabelecido entre empresas) e também líderes de agronegócio.
“Quando falamos em supervisores de equipe, e em especial supervisores na área de vendas, ainda existe bastante demanda e sempre haverá porque as empresas estão produzindo e precisam achar o consumidor para fazer a roda girar”, avalia Sibelie.
Na área de analistas, terão destaque aqueles com formação no ramo de departamento fiscal, departamento de recursos humanos, departamento financeiro, departamento de segurança cibernética e analistas de programação.
Novas habilidades
O aumento da presença da tecnologia e do uso da inteligência artificial em inúmeras atividades deverá ficar ainda mais acelerada nos próximos anos. Com isso, profissionais precisarão desenvolver novas habilidades, como dominar o uso da IA associadas à sua profissão. “O profissional precisa ficar atento para aprender a dominar a IA e usá-la para fazer melhorar e não achar que está concorrendo com ela”, orienta a psicóloga.
Conforme o professor e coordenador dos cursos de TI da Faculdade Senac Pelotas, Ângelo Luz, quem quiser atuar com programação de IA precisa se qualificar em fundamentos de programação, estatística e aprendizado de máquina. “Esses estudos precisam estar associados com a prática de projetos aplicados, como modelos de IA para resolver problemas reais da sociedade”, diz.
Acompanhando essas transformações, habilidades tecnológicas em IA, big data e cibersegurança serão cada vez mais demandadas. Mas o profissional do futuro é aquele que combina as ‘hard skills’ (habilidades técnicas) com as ‘soft skills’ (habilidades comportamentais), e habilidades humanas como criatividade, resiliência, flexibilidade, agilidade.
Principais cargos de TI
Segundo Luz, as principais áreas da TI que devem ter destaque em 2025 são Desenvolvimento de Software, Internet das Coisas (IoT), cibersegurança, computação em nuvem e Inteligência Artificial e Machine Learning.
Para quem quer começar na área, a primeira dica do docente é a paciência. “Eu costumo associar para os meus alunos o aprendizado na área de TI com a alfabetização ou o aprendizado de um novo idioma, não acontece do dia para a noite e é preciso respeitar o processo”, diz.
Integra o processo o aprendizado de lógica computacional e estrutura de dados, assim como a escolha de uma linguagem de programação para aprender a programar, dando destaque para Javascript e Python. “Criar conexões com pessoas da área através de eventos da região e comunidades é uma dica importante para criar uma rede de relacionamento que pode ser a sua porta de entrada para o mercado de trabalho”, orienta o docente.