Pelotas reforça acolhimento de pessoas em situação de rua
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira15 de Janeiro de 2025

acolhimento

Pelotas reforça acolhimento de pessoas em situação de rua

Recurso estadual será utilizado para custear materiais, oferecer benefícios eventuais aos atendidos e gerir o Centro POP

Por

Atualizado quarta-feira,
15 de Janeiro de 2025 às 09:20

Pelotas reforça acolhimento de pessoas em situação de rua
Centro POP fica na rua Senador Mendonça, 269. (Foto: Jô Folha)

Pelotas está entre as cidades contempladas com recursos estaduais para fortalecer os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP). Com o argumento de que a população de rua cresceu 5,3% no Estado desde as enchentes, o município recebe R$ 298 mil para qualificar o atendimento no espaço.

De acordo com dados do Cadastro Único, o Estado tem 13.517 pessoas em situação de rua. “A assistência social tem um papel essencial nesse momento, e o investimento nos Centros POP é uma resposta concreta para oferecer suporte a essas pessoas”, afirma o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel. Em Pelotas, são 743 pessoas inscritas no Cadastro Único, sendo de 300 a 375 pessoas em situação de rua de forma sistêmica, segundo os dados do Centro POP.

Uso do recurso

Conforme a secretária de Assistência Social (SAS), Raquel Nebel, o uso do recurso será para despesas do próprio serviço, como materiais de custeio, benefícios eventuais destinados à população em situação de rua e com a gestão da unidade de serviço. A gestora destaca que o Plano de Trabalho pode incluir despesas como a aquisição de equipamentos ou outros bens duráveis, mas não pode financiar projetos de construção ou melhorias físicas de instalações.

Para ela, o Centro POP é um espaço essencial no acolhimento da população em situação de rua, que cresce cada vez mais no país. Ele oferece um serviço de convivência social, acesso a serviços de higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences e documentação. “São trabalhadas questões de respeito, afetividade, autonomia e de superação desta situação de vulnerabilidade e, por vezes, resgate das relações familiares”, completa a titular da SAS.

Acolhimento e apoio

Atualmente passando as noites na casa de passagem que fica ao lado do Centro POP, Cristiano da Silva, de 46 anos, tem uma trajetória marcada pelo uso dos serviços de assistência social. Ele destaca como o serviço tem sido importante em sua vida. “Eu dependo do Centro para poder me alimentar, lavar roupa, tomar banho”, revela. “Quando eu consigo pegar um emprego, eu alugo um lugarzinho. Mas agora estou desempregado e retornei a utilizar o Centro POP”, garante.

O homem valoriza o papel do centro, descrevendo-o como uma “casa de amparo” que provê as necessidades básicas dos usuários e ajuda essa camada vulnerável da sociedade. “Hoje mesmo, com a ajuda deles, consegui enviar os meus currículos por WhatsApp. Se não fosse eles, eu não iria conseguir, pois não tenho internet, nem celular”. Para ele, os investimentos na área trarão ainda mais melhorias para quem depende desses serviços.

O que faz o Centro POP?

  • Orientação e Apoio para Documentação: Assistência para obtenção de documentos pessoais.
  • Encaminhamento para Serviços Socioassistenciais: Direcionamento para serviços da rede socioassistencial.
  • Apoio a Usuários Dependentes de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento para serviços de saúde especializados.
  • Encaminhamento para Serviços de Saúde: Direcionamento para outros serviços da rede de saúde.
  • Entrevistas: Realização de entrevistas individuais e/ou familiares.
  • Acolhimento e Escuta Inicial: Recepção e escuta dos usuários no primeiro contato.
  • Encaminhamento para Órgãos de Defesa de Direitos: Direcionamento para Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, etc.
  • Estudo Social: Realização de estudos sociais dos usuários.
  • Visitas Domiciliares: Visitação às residências dos usuários.
  • Mobilização e Fortalecimento de Redes de Apoio: Incentivo ao convívio social e fortalecimento de redes de apoio.
  • Busca Ativa: Localização proativa de indivíduos em situação de vulnerabilidade.
  • Acesso ao Mercado de Trabalho: Encaminhamento para capacitação profissional e programas de geração de trabalho e renda.

Onde fica?

O Centro POP mudou de endereço recentemente. Agora, o espaço fica localizado na rua Senador Mendonça, 269. A estrutura da Casa de Passagem do município fica ao lado do centro de atendimento, na esquina das ruas Senador Mendonça e Professor Dr. Araújo.

Acompanhe
nossas
redes sociais