Finalizado o sexto e último jogo-treino da pré-temporada do Brasil, a comissão técnica começa a focar na estreia no Gauchão, contra o Grêmio. Para o comandante rubro-negro, William de Mattia, os pouco mais de 40 dias de preparação têm saldo positivo pois, segundo ele, o elenco vem assimilando as estratégias trabalhadas.
“Conseguimos apresentar um grande futebol. Mostra a força do grupo, que todos os atletas conseguem entender o conceito de jogo, isso é muito importante para nós da comissão”, afirmou o treinador ao repórter Fernando Monassa, da TV Xavante, após a atividade em que observou 20 atletas no Estádio do Vale contra o Monsoon.
A escalação inicial utilizada em Novo Hamburgo indica a base do time titular da primeira rodada do Estadual. O técnico evita falar em 11 ideais. “Cada jogo é uma estratégia. Todos os jogadores têm que estar preparados. A gente tem uma equipe-base, mas tem que ter variações”.
Características
“A gente preza por ser uma equipe muito equilibrada, que consiga competir sem bola e, com bola, envolver o adversário. Ter uma ótima organização defensiva e ofensiva para chegar no último terço com preenchimento de área bom e uma pressão pós-perda muito forte”, afirmou.
Para o comandante, o time vem apresentando uma evolução durante os jogos-treino. Foram seis, três contra participantes do Gauchão: Avenida (0 a 0 no Bento Freitas e derrota por 2 a 1 em Santa Cruz) e agora o Monsoon. A pré-temporada do Brasil começou em 2 de dezembro.
“É um tempo curto, mas a minha função é achar um meio e não uma desculpa. Esses 40 dias de pré-temporada servem para a gente dar o maior entrosamento para a equipe, observar e dar minutagem a todos os atletas”, disse de Mattia, que contou ter transmitido um vídeo aos atletas sobre a história do clube.