A uma semana da estreia no Gauchão, o Brasil superou o Monsoon por 2 a 0 em jogo-treino durante a tarde desta quarta-feira (15), no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Foi o último teste do Xavante na pré-temporada. Com portões fechados por determinação do clube da capital, DG e Jota marcaram os gols do Rubro-Negro, um em cada tempo.
William de Mattia deu minutos a 20 atletas. Dos 11 que começaram a atividade, apenas dois voltaram para o segundo tempo: o zagueiro Guilherme Cerqueira e o volante Juliano Fabro. Exceto os jovens da base que treinam com o elenco principal, só dois jogadores não atuaram: Áquila e Higor Farias, além de Gabriel Oliveira, que se recupera de lesão.
DG abriu o placar ao tabelar com Mayco Félix, invadir a área e tocar na saída do goleiro. Após o intervalo, Jota entrou na área em velocidade e acertou chute rasteiro no canto. No primeiro tempo, o zagueiro Bruno Miguel recebeu cartão vermelho e foi substituído por Gabriel Macedo. Um atleta do Monsoon acabou expulso aos 42 minutos da etapa final.
A plataforma tática treinada pela comissão técnica xavante é o 4-1-4-1, com três meio-campistas, um deles mais recuado. A provável trinca titular nesse setor para a estreia tem Jonathan Cabeça, Juliano Fabro e Kauê.
Como jogou o Brasil
Primeiro tempo
Wellington; Murilo Lima, Bruno Miguel (Gabriel Macedo, aos 27’), Guilherme Cerqueira e Higor Martins; Jonathan Cabeça, Juliano Fabro e Kauê; DG, Histone e Mayco Félix.
Segundo tempo
Alan Gobetti; Danilo, Gabriel Macedo, Guilherme Cerqueira e Alan Bald; Juliano Fabro, João Victor e Rafael Gelatti; Vini Charopem, Jota e Gabriel Moysés.
O Monsoon, comandado por Bruno Coutinho, não divulgou a escalação. O clube da capital está no mesmo grupo do Xavante e, por isso, não haverá um duelo entre ambos na primeira fase do Gauchão. Juventude e São Luiz completam a chave C.
Treino aberto
O Brasil realizará um treino aberto ao público neste fim de semana. A tendência é de que a atividade ocorra na noite de sábado, no Bento Freitas. Nenhum jogo-treino foi realizado pelo Xavante em frente à torcida rubro-negra nesta pré-temporada.
Tabela do Brasil no Gauchão
22 de janeiro, 22h
Grêmio (C)
25 de janeiro, 20h
Guarany (C)
29 de janeiro, 21h30min
Caxias (F)
2 de fevereiro, 16h
São José (C)
5 de fevereiro, 19h
Internacional (F)
8 de fevereiro, 16h30min
Pelotas (F)
12 de fevereiro, 21h30min
Ypiranga (C)
15 de fevereiro, 16h30min
Avenida (F)