A pelotense Solo Fértil, uma das vozes mais ativas do reggae contemporâneo no Brasil, acaba de lançar nas plataformas digitais Sintonia do universo, o quarto álbum de sua discografia. A proposta busca marcar uma nova fase criativa da banda que está com 15 anos, explorando sonoridades que ultrapassam fronteiras e reafirmam o compromisso com a inovação dentro do gênero.
O disco reúne 15 faixas inéditas, trabalhadas nos últimos dois anos. As composições combinam uma vibrante mistura de ritmos, desde o reggae tradicional até influências de jazz, soul e música afro-brasileira, sem apagar a essência artística que define a identidade da Solo Fértil no cenário musical. As composições trazem mensagens profundas de amor, solidariedade e consciência ambiental, alinhadas aos valores que a banda sempre defendeu.
O disco foi gravado pela banda formada por: Franco Knuth (bateria), Geovani Correa (baixo), Diogo Garcia (vocal e guitarra), Matheus Valente (percussão), Daniel Bergman (teclado e backing vocal), Izabella Domingos (backing vocal), Jean Patrocino (trombone), Douglas Vallejos (saxofone e flauta), David Barcelos (trompete) e Eder Barbosa (teclados add). Ainda fizeram participação especial dos músicos Airam Esthaith, no clarinete, Gabriel Pinheiro e Joás Santos, ambos na percussão.
Com gravação no Natural Áudio Estúdio, a produção musical ficou a cargo de Garcia, a direção artística de Corrêa e a produção executiva de Lucian Baldez. O disco, que teve financiamento do Procultura Municipal, ganhou capa do designer Emerson Ferreira, que combinou elementos visuais que refletem a conexão entre música, natureza e espiritualidade.
Jornada sonora
O conceito utilizado pela banda para criar Sintonia do universo foi o de imprimir uma jornada sonora, refletindo a conexão entre o ser humano e o mundo ao seu redor. Cada faixa foi cuidadosamente produzida para proporcionar ao ouvinte uma experiência sensorial que une corpo e espírito.
O álbum também celebra a coletividade, contando com colaborações de músicos convidados que enriquecem ainda mais sua diversidade musical. Na avaliação dos músicos, o trabalho reflete um cuidado minucioso em cada detalhe, desde os arranjos até as interpretações, que capturam a essência da banda.
A capa eleva ainda mais a experiência estética do projeto, complementando sua proposta sonora e lírica. Solo Fértil convida todos a mergulharem nesta experiência única e a se conectarem com a energia transformadora de “Sintonia do Universo”. A proposta é emocionar, inspirar e fortalecer laços em um momento que, segundo os músicos, pede mais união e consciência coletiva.
Prestigie
O quê: álbum Sintonia do universo
Banda: Solo Fértil
Estilo: reggae
Onde ouvir: principais plataformas de música
Acompanhe: @solo_fertil (Instagram)