Para driblar a redução de vendas no mês de janeiro, lojistas do centro de Pelotas utilizam-se de algumas estratégias para não deixar que a queda de faturamento seja acentuada.
Para além das tradicionais promoções, ações como compre um e leve dois, maior prazo para pagamento e aumento do número de parcelas estão entre algumas das opções escolhidas.
Localizada no calçadão da rua 15 de Novembro, uma loja de brinquedos resolveu apostar na linha completa de material escolar para alavancar as vendas do período.
Conforme o gerente, Cristiano Silva, outra estratégia também é de dar destaque logo na entrada da loja para os brinquedos de água e de uso em praia, como baldinhos de areia e bóias. “Vai ser a primeira vez que vamos começar a vender material escolar para tentar amenizar a redução das vendas dos brinquedos tradicionais”, conta.
Força no digital
Outro aliado dos lojistas vem sendo o uso de redes sociais para divulgar promoções especiais. Também apostando na venda de material escolar para melhorar as vendas, uma loja de artigos para a casa tem na rede social Instagram a principal forma de divulgação dos produtos para atrair o cliente à loja, explica a gerente Fernanda Rodrigues.
Para a gerente de uma loja de roupas infantis, Jeniffer Silva, a redução do movimento em janeiro já é esperada e a loja ainda não começou com o período especial de promoções. Entretanto, manteve ações especiais de fidelização, como descontos maiores para clientes que usam o cartão próprio da rede e parcelamento de dez vezes sem juros em qualquer cartão.
Compre um e leve dois
Estratégia usada para uma rede de lojas de roupas, os descontos de mais de 50%, compre um e leve dois e compre um e leve três vêm contribuindo para diminuir a queda no faturamento. “Temos jeans, que tradicionalmente são vendidos por R$ 139, a R$ 59,90”, informa a gerente Nathalye Batista.
No setor de roupas íntimas, além dos descontos, clientes podem pagar por um item e levar até três. “Essas remarcações são por tempo determinado ou até terminarem os estoques”, explica.
De acordo com Nathalye, em janeiro o fluxo de clientes da loja chega a reduzir em até 50%. “Até agora estamos empatados, vendendo nesses primeiros dez dias do ano o mesmo percentual que vendemos em 2024”, diz.
Período de promoções
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas), o período de promoções deve se intensificar a partir da segunda quinzena de janeiro, prosseguindo até fevereiro, mês em que também começam os lançamentos das coleções outono-inverno.