saiba mais
Lanzini avalia desempenho do Lobo nos testesO último teste do Pelotas antes da estreia no Gauchão, o segundo com presença de público na Boca do Lobo, acabou sem gols. Em jogo-treino contra o Cerro Largo, de Melo (URU), o Áureo-Cerúleo teve 16 atletas observados pelo técnico Ariel Lanzini e pelo público que compareceu ao estádio na tarde deste domingo (12). No placar, 0 a 0.
Foi a quinta atividade do Pelotas diante de um adversário ao longo da pré-temporada, iniciada em novembro e que agora está encerrada. A comissão técnica passa a projetar a visita ao São José, às 21h30min do dia 22, que marca o retorno do clube à primeira divisão estadual.
Primeiro tempo
O destaque da escalação inicial de Ariel Lanzini foi o quarteto ofensivo. Marcelinho começou pela direita, com Luizinho por dentro e Ruster na esquerda da linha de três, enquanto Léo Ferraz atuou no comando do ataque. Bryan Gabriel voltou a formar dupla de volantes com Robson. O meia Cesinha não jogou devido a uma entorse no tornozelo e está em tratamento.
O Lobo começou o jogo-treino com Jorge; Vidal, Victor Massaia, Yuri e Bruno Ré; Robson Lopes, Bryan Gabriel; Marcelinho, Luizinho, Ruster e Léo Ferraz. Um dos comportamentos defensivos treinados pelo Áureo-Cerúleo foi uma linha de impedimento em uma cobrança de falta que os uruguaios lançaram na área para tentar o cabeceio, por exemplo.
O Cerro Largo, que usou uniformes numerados, adotou o mesmo esquema tático do Pelotas, um 4-4-2 em duas linhas. No time inicial do técnico Danielo Núñez apareceram quatro atletas que atuaram no último jogo oficial da equipe, em 30 de novembro, pelo Campeonato Uruguaio.
Em uma partida truncada, a primeira chance de gol surgiu aos 33 minutos. Marcelinho cobrou escanteio e Yuri cabeceou forte. A bola passou perto do travessão. Um lance parecido aconteceu em seguida, mas a finalização de Bruno Ré passou longe do gol. A primeira conclusão do Cerro Largo só aconteceu aos 40 minutos, sem perigo a Jorge.
Segundo tempo
O Lobo retornou do vestiário com duas modificações. Saíram Yuri e Luizinho, entraram Heverton e Emerson. Assim, Massaia passou para o lado direito da zaga. No ataque, Marcelinho virou o meia centralizado. Ruster mudou de lado e foi para a direita, com Emerson no flanco oposto.
Aos 15 minutos, Lanzini promoveu mais um teste: Warlei, que entrou no lugar de Ruster, e Léo Ferraz jogando juntos. Ferraz deixou o comando do ataque e se deslocou à ponta direita, por onde produziu a melhor oportunidade do Pelotas. Aos 23, arrastou a marcação e tocou para Warlei. O centroavante ajeitou e Bryan Gabriel bateu. A bola desviou e o goleiro defendeu.
Outras substituições foram feitas aos 26. Saíram Bruno Ré e Bryan Gabriel para os ingressos de Tiago Troleze na lateral-esquerda e Mateus Silva no meio-campo. Emerson tentou uma conclusão de voleio aos 39 minutos, mas pegou mal na bola e a atividade acabou mesmo sem gol. Jorge ainda fez uma intervenção em chute no canto aos 41.
Tempo em campo
90 minutos
Jorge, Vidal, Victor Massaia, Robson Lopes, Marcelinho e Léo Ferraz
70 minutos
Bruno Ré e Bryan Gabriel
45 minutos
Yuri, Luizinho, Heverton e Emerson
60 minutos
Ruster
30 minutos
Warlei
20 minutos
Tiago Troleze e Mateus Silva
Próximos testes dos times do Gauchão
Segunda-feira | Grêmio x São José, em Porto Alegre
Terça-feira | São Luiz x Ypiranga, em Ijuí
Quarta-feira | Monsoon x Brasil, em Novo Hamburgo
Guarany x Cerro Largo, em Bagé
Juventude x Boca Juniors, em San Nicolás de los Arroyos (ARG)
Quinta-feira | Internacional x seleção do México, em Porto Alegre