O novo secretário de Obras e Pavimentação, Rogério Salazar, tem em sua pasta um dos maiores desafios da gestão pública de Pelotas: a qualidade das ruas asfaltadas, muitas em péssimas condições e completamente esburacadas. Segundo ele, o trabalho vai exigir planejamento e o investimento em equipamentos.
Na primeira semana no cargo, uma operação tapa-buraco começou a partir da produção de 13 toneladas de asfalto, que foram aplicados na avenida Adolfo Fetter, em partes do Areal e na rua João Jacob Bainy, nas Três Vendas. “A cidade tem muito problema de pavimentação e não conseguimos atender toda a cidade, mas estamos aprimorando para termos mais operações e colocar mais material na rua”, diz.
No entanto, até que mais matéria-prima para asfalto seja comprada, o trabalho inicial da secretaria deve se voltar para a organização, segundo ele. “Existe uma carência de estrutura que precisa ser melhorada, em equipamentos e na própria estrutura física da secretaria. São ações que vamos buscar fazer para melhorar a prestação de serviços para a comunidade”, diz.
Além dos buracos, outra crítica da população é o “asfalto sonrisal”, que não resiste às chuvas. O secretário afirma que o asfalto produzido é de boa qualidade, mas é fundamental cuidado na aplicação, em especial a compactação.
Segundo ele, a secretaria tem dois rolos compactadores, mas apenas um está em funcionamento. “Na avenida Adolfo Fetter foi muito bem feito o serviço, com a aplicação de todos os equipamentos. Precisamos investir muito em equipamentos”, diz.
Salazar sustenta que a usina produz asfalto de qualidade, mas necessita de uma operação complexa e depende de manutenção, além de ter um custo elevado para produzir asfalto em escala menor. “O asfalto produzido pela nossa usina tem que ser colocado quente, então sai diretamente nos caminhões que são divididos em equipes e vão para operação imediatamente”, explica.
“Agora, que não temos o material, determinamos que seja feita manutenção preventiva. Esperamos abrir a questão orçamentária daqui alguns dias para comprarmos mais material, enquanto fazemos o planejamento das ações emergenciais que precisam ser feitas”, diz.
Atendimento às demandas
Segundo Salazar, ainda não é possível determinar um prazo para a secretaria atender toda a demanda. “Com certeza vamos aumentar a reparação emergencial, e em pouco tempo teremos um projeto para dar uma previsão mais precisa”, pontua. “Vamos buscar junto à secretaria de Planejamento mais investimentos e recursos para que a gente possa fazer no macro, fora do emergencial”.
Outra ideia de Salazar é, através da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), elaborar um sistema digital em que a população possa informar à secretaria as vias esburacadas. “É uma forma de termos contato direto, especialmente quando há uma falha na pavimentação com risco maior de provocar um acidente”, diz.
Quem é Rogério Salazar
Advogado, Rogério Salazar é filiado ao PSB e foi secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado no governo de José Ivo Sartori (MDB). Mais recentemente, foi subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público do governador Eduardo Leite (PSDB). No primeiro governo de Fernando Marroni, foi diretor administrativo e financeiro da Coinpel.