Câmara define comissões e governo garante maioria

Legislativo

Câmara define comissões e governo garante maioria

Eleição das comissões de 2025 foi baseada em consenso, liderada por vereadores da base

Por

Atualizado terça-feira,
07 de Janeiro de 2025 às 15:44

Câmara define comissões e governo garante maioria
Vereadores definiram presidências de comissões por consenso (foto: Fernanda Tarnac)

Os vereadores de Pelotas elegeram na manhã desta terça-feira (7) os presidentes das comissões da Câmara deste ano. Apesar de mais de uma hora de conversas a portas fechadas, as definições foram baseadas em consenso. Com a coesão do grupo da base do governo que elegeu Carlos Júnior (PSD) presidente do Legislativo, a maioria das comissões ficou com aliados do governo de Fernando Marroni (PT), isolando os vereadores de oposição.

Ao contrário de anos anteriores, em que eleições das comissões chegaram a se arrastar até a noite, o diálogo da maioria com a oposição em busca de unidade facilitou um processo célere, e logo no começo da tarde o cenário já estava definido.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara por ter a atribuição de analisar a legalidade dos projetos, permanecerá com César Brisolara, o Cesinha (PSB), na presidência. No ano passado, ele já havia sido presidente. O vice-presidente da comissão será Ivan Duarte (PT).

Na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), o presidente será Ivan Duarte e o vice será Michel Promove (PP). A COF é responsável por analisar o impacto financeiro dos projetos que tramitam na Câmara.

As outras duas comissões permanentes também tiveram aliados do governo eleitos. Na Comissão de Direitos e Prerrogativas, o presidente eleito foi Paulo Coitinho (Cidadania) com Fernanda Miranda (PSOL) de vice. A Comissão de Ética será presidida por Jurandir Silva (PSOL) com Cesinha de vice.

Todas as presidências foram construídas a partir de consenso com as lideranças dos partidos. A única exceção foi do PV, com o vereador Cauê Fuhro Souto (PV), que se absteve na maioria das votações. Além disso, o PL, que também participou das articulações, se absteve na votação de vereadores da esquerda.

Equilíbrio nas comissões temáticas

Apesar de a maioria das comissões ficarem com vereadores mais próximos da base, houve uma distribuição das comissões temáticas entre parlamentares ideologicamente à esquerda e à direita em temas importantes.

A Comissão da Saúde, que costuma ter um trabalho mais ativo, será presidida por Rafael Amaral (PP) com Tauã Ney (PSDB) de vice. Amaral foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou suspeitas de irregularidades no Pronto Socorro (PS) de Pelotas no ano passado. 

Já a Comissão de Educação será presidida por Fernanda Miranda (PSOL), com Rafael Amaral de vice, enquanto a comissão de Meio Ambiente será presidida por Jurandir Silva (PSOL) com Michel Promove como vice.

Oposição garante espaço

Para os vereadores do bloco de oposição, houve vitórias em três comissões temáticas. Daniel Fonseca (PSD) presidirá a Comissão de Segurança com Antônio Peixoto (PSD) de vice. Éder Blank (PT) preside a comissão de Agricultura e Pesca com Paulo Coitinho de vice, enquanto Marisa Schwarzer (PSDB) presidirá a comissão de Proteção Animal, com Ivan Duarte de vice.

Para a oposição, sobrou ainda a vice-presidência da comissão de Habitação e Regularização Fundiária, com Júnior Fox (PL). O presidente será Paulo Coitinho.

Partidos anunciam lideranças

Além da eleição das comissões, a sessão desta terça teve o anúncio das lideranças dos partidos na Câmara. Como esperado, Jurandir Silva (PSOL) será o líder do governo no Legislativo. O líder do PT será Ivan Duarte, do PSOL será Fernanda Miranda e do PSB será César Brisolara.

O líder do PP será Michel Promove, no PSDB o líder será Tauã Ney e no Cidadania o líder será Paulo Coitinho. No PV o líder será Cauê Fuhro Souto, no PSD o líder será Daniel Fonseca, no União Brasil o líder será Cristiano Silva e no PL o líder será Marcelo Bagé.

Confira como ficaram as comissões

Comissões permanentes

Constituição e Justiça (CCJ)
Presidente: César Brisolara (PSB)
Vice: Ivan Duarte (PT)

Orçamento e Finanças
Presidente: Ivan Duarte (PT)
Vice: Michel Promove (PP)

Direitos e Prerrogativas
Presidente: Paulo Coitinho (Cidadania)
Vice: Fernanda Miranda (PSOL)

Ética
Presidente: Jurandir Silva (PSOL)
Vice: Cesinha (PSB)

Comissões temáticas

Segurança
Presidente: Daniel Fonseca (PSD)
Vice: Antônio Peixoto (PSD)

Saúde
Presidente: Rafael Amaral (PP)
Vice: Tauã Ney (PSDB)

Educação
Presidente: Fernanda Miranda (PSOL)
Vice: Rafael Amaral (PP)

Meio Ambiente
Presidente: Jurandir Silva (PSOL)
Vice: Michel Promove (PP)

Cultura e Turismo
Presidente: Ivan Duarte (PT)
Vice: Arthur Halal (PP)

Direitos Humanos e Cidadania
Presidente: Cesinha (PSB)
Vice: Michel Promove (PP)

Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Presidente: Antônio Peixoto (PSD)
Vice: Arthur Halal (PP)

Agricultura e Pesca
Presidente: Éder Blank (PSD)
Vice: Paulo Coitinho (Cidadania)

Urbanismo e Serviços Públicos
Presidente: Tauã Ney (PSDB)
Vice: Michel Promove (PP)

Pessoa com Deficiência
Presidente: Paulo Coitinho (Cidadania)
Vice: Fernanda Miranda (PSOL)

Proteção Animal
Presidente: Marisa Schwarzer (PSDB)
Vice: Ivan Duarte (PT)

Desporto
Presidente: Michel Promove (PP)
Vice: Paulo Coitinho (Cidadania)

Habitação e Regularização Fundiária
Presidente: Paulo Coitinho (Cidadania)
Vice: Junior Fox (PL)

Acompanhe
nossas
redes sociais