Será necessária a realização de uma obra de concretagem na fundação da ponte da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande. A informação foi confirmada pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) à prefeita Darlene Pereira (PT), em reunião na sexta-feira (3), com alerta para risco de queda.
A ponte encontra-se completamente interditada para o trânsito de pessoas e veículos desde as enchentes de maio do ano passado, que comprometeram gravemente sua estrutura. O PGPE alerta que o risco de queda da ponte é real e por esta razão é importante fazer um apelo para que as pessoas não desrespeitem as barreiras de interdição colocadas nas cabeceiras da ponte. Mesmo com as barreiras, a população tem insistido em acessar o local para travessia a pé e, principalmente, para a atividade de pesca. “É preciso informar as pessoas com responsabilidade e clareza do risco de transitarem por ali”, enfatiza Darlene.
A nova titular do GPP, Giovana Trindade, que já esteve reunida com a equipe da Secretaria para discutir a situação de engenharia da obra, explica que a administração municipal anterior empreendeu diversos esforços para a estabilização da ponte. “Já foi realizada, inclusive, a dragagem no entorno da ponte. E agora será necessária a concretagem de um bloco de fundação para estabilizar mais ainda, uma vez que os esforços estão surtindo efeito mas não a ponto de conseguirmos uma estabilidade completa da ponte”, explicou Giovana.
Aditivo contratual
A obra de concretagem é um aditivo no valor de R$ 304 mil e, portanto, não estava previsto no contrato inicial. A previsão é que o trabalho de concretagem tenha início na próxima semana, a depender das condições climáticas e da logística com o uso de balsas para a realização desse tipo de concretagem que será realizada num ambiente submerso.