Graduado em História e com experiência na assessoria de parlamentares da Assembleia Legislativa e da Câmara de Pelotas, Mateus Consen assumirá no governo de Fernando Marroni (PT) um dos principais desafios da nova gestão: a secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura. A pasta é a responsável por atender uma das principais demandas da cidade: a falta de atenção com a zeladoria, que envolve a limpeza de bairros e praças e o cuidado com os buracos nas ruas.
“É uma secretaria fundamental, especialmente porque há um déficit principalmente nos bairros e nas vilas da cidade. O acúmulo de reclamações e de indignação das pessoas direciona para esses serviços, então entendemos que tem que haver um olhar mais atento para a periferia de Pelotas”, diz Consen.
Uma das promessas de campanha de Marroni é começar, já no primeiro dia de governo, mutirões para a limpeza dos bairros da cidade. Segundo Consen, a equipe está fazendo um levantamento dos locais mais sensíveis para decidir por onde começar. De acordo com ele, quatro regiões prioritárias foram identificadas: Areal fundos, Vila Princesa, Sítio Floresta e Salso.
“Em situações normais, dá para fazer grande parte do trabalho em até um ano. Dá para reforçar alguns trabalhos essenciais nesse período. Também tem outras questões a serem avaliadas com outras secretarias, como a drenagem, que temos que ter um olhar mais atento”, explica.
O trabalho inicial dos mutirões envolverá a limpeza de valetas, roçados, o patrolamento de ruas e a limpeza de praças. “Parte do trabalho da transição é organizar o primeiro mutirão, que só não acontece se tiver aqueles dilúvios de início de ano”, explica. “Vários pontos da cidade as pessoas entendem como essenciais porque elas moram ali, e são muitos pontos desassistidos”.
Desafios da secretaria
Ele avalia que os desafios serão dar continuidade a esses cuidados a longo prazo, a falta de maquinário e a construção de uma licitação para a contratação de terceirizada que atenda às demandas. A atual empresa teve o contrato prorrogado até setembro de 2025. “São desafios que a nossa gestão vai enfrentar com muita seriedade porque queremos reconstruir a cidade, melhorar a qualidade dos bairros, das vilas e do centro”, afirma.
Consen destaca que cada localidade tem suas demandas específicas e que é necessário olhar individualmente para cada caso. “Cada bairro tem uma necessidade diferente, alguns têm canais mais amplos de drenagem a céu aberto, alguns têm muitas vias não pavimentadas, que dependem de ensaibramento e um trabalho de engenharia para intervir de forma qualificada”, diz.
“É uma secretaria grande, que trabalha com vias não pavimentadas, com praças, limpeza urbana, drenagem de valetas e esgoto a céu aberto, tem o cemitério, tem o aterro, dois banheiros públicos, iluminação, um contrato com terceirizada de limpeza urbana, que é um dos mais importantes da cidade, então é uma série de demandas para colhermos informações e fazermos um diagnóstico robusto”, explica.
Outro tópico que o futuro secretário afirma querer dar atenção é a requalificação das praças espalhadas pelos bairros da cidade. “É um serviço que não passa necessariamente por limpeza, mas sim por um projeto de requalificação para transformar áreas de lazer, áreas verdes e de esporte para descentralizar o acesso ao lazer na cidade”, diz.