ETE Novo Mundo é inaugurada e dobra a capacidade de saneamento em Pelotas

Infraestrutura

ETE Novo Mundo é inaugurada e dobra a capacidade de saneamento em Pelotas

Com a entrega da obra da unidade na avenida Francisco Caruccio, o índice de tratamento de efluentes sobe de 21,96% para 40%

Por

ETE Novo Mundo é inaugurada e dobra a capacidade de saneamento em Pelotas
A unidade pode beneficiar até 27 mil residências e atender cerca de 120 mil pelotenses. (Foto: João Pedro Goulart)

Com o objetivo de melhorar significativamente o saneamento básico em Pelotas, foi inaugurada nesta segunda-feira (30) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, na avenida Francisco Caruccio, zona norte da cidade. A estrutura em operação representa um avanço para a infraestrutura sanitária do município, pois aumenta seu índice de tratamento de efluentes, passando de 21,96% para 40%. A unidade pode beneficiar até 27 mil residências e atender cerca de 120 mil pelotenses.

O processo do saneamento de resíduos na unidade é dividido em etapas. Inicialmente, o esgoto bruto passa por um sistema primário e segue para o tanque de aeração, onde as partículas são oxigenadas sem depositar os flocos no fundo. Depois, vai para os adensadores, que através do sistema de lodos ativados em um tratamento biológico, depositam as partículas sólidas no fundo, e a água tratada é direcionada para o efluente.

Segundo o engenheiro Civil e coordenador de obras especiais do Sanep, Raul Odone, o sistema usa produtos químicos e é considerado um dos mais eficientes do Brasil. “Nesse sistema de lodos ativados, se precisa de uma área bem menor e se trabalha com produtos químicos para fazer a separação do lodo e do efluente. Também não se precisa de lagoas geração, que para nós aqui no Sul seria um problema, pois não temos um clima adequado para as algas proliferarem e ajudarem no tratamento”, argumenta.

Primeiro passo

A inauguração é mais uma etapa para Pelotas se aproximar de cumprir o marco regulatório de saneamento básico, que prevê ter 90% do esgoto da cidade tratado até 2033. Da mesma forma, Odone também destaca a importância de já ter conseguido quase dobrar a capacidade de atendimento para a população da zona Norte. “É fundamental atender a população bacia das Três Vendas. Mas espero que esta seja a primeira de outras que a gente possa atender, com a readequação da ETE do Laranjal, os recursos já sinalizados pelo governo federal para a ETE Engenho, ETE Simões Lopes”, pontua o engenheiro do Sanep.

A estrutura da ETE Novo Mundo também tem possibilidade de ampliação. Atualmente, ela atua em sua capacidade inicial, tratando cem litros de esgoto por segundo, mas ela pode receber volumes até três vezes maiores, atendendo 300 litros por segundo. Dessa forma, a unidade passaria a coletar também a bacia da parte norte do bairro Fragata. A estação já está preparada para receber as intervenções complementares de expansão, com as obras civis concluídas.

Menos efluentes para o São Gonçalo

Além de uma série de benefícios à população, como a desobstrução nos postos de saúde, a evolução no tratamento de esgoto possibilita a despoluição dos mananciais que envolvem a cidade. No caso da unidade Novo Mundo, o efluente tratado segue pelo canal auxiliar do Santa Bárbara, que desemboca no canal São Gonçalo. “O São Gonçalo deixará de receber uma quantidade significativa de esgoto no seu manancial, proporcionando uma melhora ambiental”, afirma.

Desafios do esgoto em Pelotas

Presente no evento, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destaca que o esgoto é o maior desafio da cidade de Pelotas. Segundo ela, para cumprir com a meta de saneamento, foram buscadas diferentes alternativas durante os dois mandatos, sendo a conclusão da ETE Novo Mundo fruto de uma “engenharia financeira”, com recursos federais e municipais. “Isso mostra o quanto é difícil o investimento que o saneamento exige. […] O próximo governo vai encontrar desafios, mas o Sanep já está apontando caminhos com projetos qualificados já prontos, com autorização do governo federal para busca de financiamento para novos investimentos na ETE Engenho e ETE Simões Lopes. Estamos no caminho”, diz a chefe do executivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais