saiba mais
Brasil fará jogo-treino nesta segundaWilliam de Mattia concedeu neste sábado (28) uma entrevista exclusiva ao A Hora do Sul. Com a pré-temporada do Brasil prestes a completar um mês, o treinador trouxe um resumo do trabalho até agora. Projeta mais três contratações até o início do Gauchão e explica que a prioridade na parte tática foi a organização defensiva do time.
Segundo o comandante, o processo de análise do mercado e o eventual acerto com cada atleta passa por um comitê executivo. Todos os setores envolvidos precisam aprovar os nomes debatidos para que se faça uma proposta ao jogador. Ainda conforme de Mattia, a preparação rubro-negra para o Estadual deve ter mais quatro testes até 15 de janeiro.
Confira o que diz o técnico do Brasil.
Formação do elenco
“Quando nós definimos a nossa chegada no Grêmio Esportivo Brasil, nós definimos, em conjunto com a direção, com a presidência do clube, que nós teríamos um comitê executivo. Então dentro desse comitê executivo tem a direção, tem o treinador, tem o executivo de futebol [Eduardo Alves], tem todo o departamento de análise de desempenho, que também monitora todos os atletas. Não existe jogador do William de Mattia, não existe jogador da direção, existe sim o atleta com o aval de todos que vem para o Grêmio Esportivo Brasil. Através de toda uma análise de desempenho, de números, de métricas, de olhar jogos completos, de pegar informações de dentro e fora do campo. Nós estamos formando o nosso elenco com ênfase nisso, com todo esse território de informações, porque o objetivo nesse momento é nós conseguirmos fazer a montagem de elenco mais assertiva possível”.
Próximas contratações
“Ainda falta chegar de duas a três peças para nós fecharmos o elenco. Uma em cada setor do campo. Uma no setor defensivo, um meio-campista e um atleta do setor de ataque também. Então a gente fecharia o elenco com aproximadamente 23 atletas, mais quatro atletas da base, fechando o elenco com 27 ou 28 atletas”.
Proibição, ainda vigente, de inscrição de novos atletas (transferban)
“A direção me passou toda a tranquilidade a respeito disso, que todas as orientações estão sendo tomadas através do departamento jurídico do clube. Me deu toda a tranquilidade em fazer o meu trabalho dentro de campo, focar no que a gente veio para fazer, que é trabalhar no campo, ter uma boa gestão de grupo, focar no trabalho e deixar a parte jurídica com eles”.
Pré-temporada
“Começamos os trabalhos no dia 2 de dezembro, a primeira etapa, quando fizemos todos os exames clínicos dos atletas, então todos os atletas estão aptos para fazer a pré-temporada. Dentro disso fizemos o microciclo semanal, dentro do macrociclo também, já com os amistosos marcados, para a gente definir os objetivos. Na primeira fase definimos muito bem a questão da organização defensiva da equipe, tendo bem definida essa parte defensiva. Com o decorrer dos dias fomos ganhando essa parte dentro da organização defensiva, a parte física também do trabalho integrado. Conseguimos também colocar a parte ofensiva da equipe dentro da organização também”.
Condições de trabalho
“A Arena Marini [local de treinos do grupo] é uma estrutura de Série A de Campeonato Brasileiro, muito boa. Dou os parabéns para toda a direção por ter nos ouvido com relação a essa parte estrutural. Sempre prezo muito que um atleta tem que ter o básico. Uma boa alimentação, uma boa moradia, pagamento em dia, e ter um ótimo lugar para trabalhar, como é a Arena Marini. Isso aí eleva o nível de todos, então dou os parabéns para a Arena Marini, dou parabéns aqui para a presidência do clube, para todos da direção, por estar investindo nesse setor que é muito importante”.
Testes
“Nós devemos ter mais um no dia 30, ainda não está definido o adversário [será o Los Brocadores]. Deve ser algum jogo-treino. No dia 6, dia 11, estamos vendo também para fazermos [nota: o adversário deve ser o Avenida, uma vez em Pelotas e outra em Santa Cruz do Sul]. E no dia 15 também estamos procurando mais um adversário. Então a princípio teremos mais quatro jogos-treino para a gente entrar [no Gauchão] com o maior nível de minutagem possível”.