Obra do novo estádio do Farroupilha avança com nivelamento do terreno

Ninho do Cardeal

Obra do novo estádio do Farroupilha avança com nivelamento do terreno

Finalização da construção na avenida 25 de Julho está prevista para abril de 2025

Por

Atualizado sábado,
28 de Dezembro de 2024 às 10:19

Obra do novo estádio do Farroupilha avança com nivelamento do terreno
Área de quatro hectares fica às margens da BR-116 (Foto: Jô Folha)

Avança a obra do novo estádio do Farroupilha, um mês após o início. Já foi realizada a supressão vegetal e, até meados de janeiro, o processo de nivelamento do solo deve terminar. Segundo o vice-presidente de futebol do clube, Fábio Costa, a arena Ninho do Cardeal tem previsão de inauguração em abril de 2025.

O terreno de quatro hectares está localizado na avenida 25 de Julho, próximo à rótula de conexão com a BR-116. Uma placa indica que o licenciamento ambiental emitido pela prefeitura é válido por dois anos, até 21 de novembro de 2026. Após o pórtico de entrada ficará um estacionamento; atrás, o estádio e, ao fundo, um centro de treinamento.

O gramado do estádio será natural e não mais sintético. Ainda de acordo com o vice-presidente do Fantasma, as arquibancadas chegarão pré-moldadas para instalação e o estádio terá capacidade para dois mil torcedores. Há possibilidade da construção de uma rótula na avenida 25 de Julho, em frente ao local.

O dirigente garante que a parte elétrica já está aprovada e que a iluminação será de led. O projeto do estádio ainda prevê a construção de um hotel e um centro de convenções. Apresentada em dezembro de 2022, a arena Ninho do Cardeal começou a sair do papel quase dois anos depois em função da série de exigências que precisaram ser atendidas.

Figueira mantida

Chama atenção a presença de uma figueira centralizada logo depois da entrada. Conforme Fábio Costa, a árvore será mantida. O objetivo é usá-la para representar o “ninho do cardeal”, nome dado em referência a Sezefredo Ernesto da Costa, o Cardeal, histórico jogador nascido em Santa Vitória do Palmar e campeão gaúcho de 1935 pelo Farrapo.

Nicolau Fico

A obra resulta de um acordo entre Farroupilha e Navarini Engenharia. A permuta envolve o estádio Nicolau Fico, que poderá ser explorado pela empresa. A contrapartida é a construção da arena Ninho do Cardeal. Há uma cláusula de confidencialidade e, até agora, o destino da tradicional casa do Tricolor no Fragata não foi anunciado.

“A gente já começou a fazer o transporte de algumas coisas. Nesse estádio novo a gente vai fazer uma sala de troféus. Os troféus estão velhos, a gente está mandando polir. Vem tudo para cá. A gente está esperando terminar aqui para entregar lá [Nicolau Fico]”, diz Fábio Costa.

Acompanhe
nossas
redes sociais