Avança a obra do novo estádio do Farroupilha, um mês após o início. Já foi realizada a supressão vegetal e, até meados de janeiro, o processo de nivelamento do solo deve terminar. Segundo o vice-presidente de futebol do clube, Fábio Costa, a arena Ninho do Cardeal tem previsão de inauguração em abril de 2025.
O terreno de quatro hectares está localizado na avenida 25 de Julho, próximo à rótula de conexão com a BR-116. Uma placa indica que o licenciamento ambiental emitido pela prefeitura é válido por dois anos, até 21 de novembro de 2026. Após o pórtico de entrada ficará um estacionamento; atrás, o estádio e, ao fundo, um centro de treinamento.
O gramado do estádio será natural e não mais sintético. Ainda de acordo com o vice-presidente do Fantasma, as arquibancadas chegarão pré-moldadas para instalação e o estádio terá capacidade para dois mil torcedores. Há possibilidade da construção de uma rótula na avenida 25 de Julho, em frente ao local.
O dirigente garante que a parte elétrica já está aprovada e que a iluminação será de led. O projeto do estádio ainda prevê a construção de um hotel e um centro de convenções. Apresentada em dezembro de 2022, a arena Ninho do Cardeal começou a sair do papel quase dois anos depois em função da série de exigências que precisaram ser atendidas.
Figueira mantida
Chama atenção a presença de uma figueira centralizada logo depois da entrada. Conforme Fábio Costa, a árvore será mantida. O objetivo é usá-la para representar o “ninho do cardeal”, nome dado em referência a Sezefredo Ernesto da Costa, o Cardeal, histórico jogador nascido em Santa Vitória do Palmar e campeão gaúcho de 1935 pelo Farrapo.
Nicolau Fico
A obra resulta de um acordo entre Farroupilha e Navarini Engenharia. A permuta envolve o estádio Nicolau Fico, que poderá ser explorado pela empresa. A contrapartida é a construção da arena Ninho do Cardeal. Há uma cláusula de confidencialidade e, até agora, o destino da tradicional casa do Tricolor no Fragata não foi anunciado.
“A gente já começou a fazer o transporte de algumas coisas. Nesse estádio novo a gente vai fazer uma sala de troféus. Os troféus estão velhos, a gente está mandando polir. Vem tudo para cá. A gente está esperando terminar aqui para entregar lá [Nicolau Fico]”, diz Fábio Costa.