O Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitarias, Massas Alimentícias e Biscoitos de Pelotas (Sindippel) comemora as boas vendas realizadas para o Natal deste ano. Em relação a 2023, o crescimento foi superior a 10%, impulsionado, especialmente, pelas encomendas e comercialização de produtos de última hora para a ceia.
Na avaliação do presidente do Sindippel, Jorge Almeida, o bom desempenho do setor também se deve por uma melhora na produção das padarias, investimentos em treinamentos e inovação em diversos produtos. “Acreditamos também que isso é reflexo da valorização por parte dos consumidores dos produtos frescos e naturais”, comenta.
Atualmente, o Sindippel conta com 40 padarias, indústrias e confeitarias associadas. Uma das principais ações do Sindicato foi a de investir no treinamento das equipes das empresas parceiras ao longo de 2024. “Com isso, estamos conseguindo valorizar o produto final, panificando com mais qualidade e inovação”, avalia Almeida.
Mais opções
De acordo com o proprietário de uma padaria, Alexandre dos Reis Vieira, o crescimento das vendas ficou em torno de 15% se comparado ao mesmo período de 2023. “Aumentamos a diversidade de salgados, fator que foi determinante para o bom desempenho”, avalia.
Na rede de padarias de Almeida, a Pane Mio, entre os destaques em vendas estão os panetones e chocotones artesanais. “Usamos o método italiano com resfriamento. Os panetones crescem pendurados de cabeça para baixo”, explica.
Conforme o Sindippel, os itens mais comercializados para o Natal foram os tradicionais doces de Pelotas, pães, queijos especiais, frios, panetones, salgados fritos e assados, além de tortas frias. Para as festas de ano novo, a aposta do setor passa a ser de maior oferta de pães, visto ser muito comum a realização de churrasco como almoço do primeiro dia do ano.