Em período de maior demanda, estoques do Hemopel estão abaixo do ideal

Doação

Em período de maior demanda, estoques do Hemopel estão abaixo do ideal

Com o propósito de ampliar as doações, o Hemocentro abre neste sábado das 8h às 12h

Por

Em período de maior demanda, estoques do Hemopel estão abaixo do ideal
São necessárias 80 doações por dia para manutenção dos estoques. (Foto: Jô Folha)

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) terá atendimento especial neste último sábado do ano, das 8h às 12h, para proporcionar mais uma oportunidade de doação. A decisão de ampliar em um dia o funcionamento foi motivada pelo aumento da demanda, no período das festas e férias, e diminuição das doações. Apesar de todos os tipos sanguíneos serem necessários, atualmente, o estoque de O- está em estado crítico.

De acordo com a assistente social do HemoPel, Márcia Lages, para a manutenção adequada dos estoques são necessárias 80 doações por dia, no entanto, a média tem sido de 25 doações diárias. O período de férias, que é o principal motivo para a queda expressiva de doações, também é responsável pelo aumento de demanda por bolsas de sangue.

“As pessoas viajam, tem um maior movimento nas estradas, ocasionando infelizmente mais acidentes e maior demanda, por isso a gente tem que estar com um estoque seguro”. O HemoPel é responsável pelo abastecimento de três hospitais da cidade: São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa. Além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha.

Quais as condições para ser um doador?

O candidato a doador deve procurar o HemoPel e apresentar documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinas também precisa aguardar – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Como doar?

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (51) 3288-9193, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia; e no sábado, 28 de dezembro, das 8h às 12h.

Acompanhe
nossas
redes sociais