A celebração da virada no Laranjal promete ser um dos destaques entre os eventos de Réveillon, o que atrai pelotenses e turistas de diversos lugares através de uma programação especial e gratuita. A estrutura do palco para os shows começou a ser montada nesta quinta-feira (26) e deve ficar pronta até sexta. São esperadas cerca de 60 mil pessoas no evento.
Assim como no ano passado, haverá um espaço especial para uso exclusivo de cadeirantes, reservado próximo ao palco. No local, será permitido um acompanhante por pessoa com deficiência. Além disso, serão disponibilizados 75 banheiros químicos, que se somam aos sanitários que já existem, instalados pelo Sanep. O evento conta com apoio da Brigada Militar, Secretaria de Trânsito, Guarda Militar, Polícia Civil e Bombeiros, para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas.
O palco, montado em formato de concha acústica, segue o mesmo modelo utilizado no Festival de Música. Localizado na orla da praia do Laranjal, próximo à avenida Rio Grande do Sul, ele fica ao lado da Casa de Praia do Sesc, voltado para a extensão da praia, na direção do campo de futebol de areia. O tablado possui 20 metros de largura e 16 metros de profundidade, com uma cobertura côncava de nove metros de altura, o que possibilita a ampliação do som.
Segundo o gerente do Sesc e organizador do evento, Luís Fernando Parada, o grande diferencial do show da virada deste ano é uma programação robusta de atividades espalhadas por diferentes horários, o que também alivia o movimento em horários de pico. “Isso foi pensado para as pessoas não irem ao Laranjal todas ao mesmo tempo, evitando aqueles engarrafamentos na praia e garantindo mais conforto”, explica Parada.
Uma preocupação que ele revela é com relação aos novos quebra-molas instalados recentemente na avenida Ferreira Viana. “Quem não está acostumado a ir para o Laranjal precisa cuidar com as reduções de velocidade”, alerta, “se a pessoa passa muito rápido ali, quebra o carro e termina com a festa antes mesmo de chegar”.
Virada inédita
Essa será a primeira vez que Silvana Guidotti passa o Réveillon no Laranjal. No dia 31, ela pretende reunir boa parte da família para se deslocar do bairro Simões Lopes até a praia, com o objetivo de curtir o show da virada. Para ela, o que ajudou na decisão foi a divulgação do evento. “Vai ter bastante shows e atrações, além dos fogos. Isso foi bem atrativo. E eu sempre tive vontade de vir”, pontua Silvana. “Queremos trazer a minha mãe e também os primos. Ao todo, são de dez a quinze pessoas, a maioria vindo pela primeira vez passar a virada aqui”, conta.
Pousada sem vagas
A proprietária de uma pousada no bairro da festa assume que já perdeu muitos hóspedes devido à falta de atrações na praia durante a temporada de verão. No entanto, na virada do ano, esse cenário muda significativamente. “Para o Réveillon é o tempo todo gente ligando para locar. E faz tempo que lotou”, diz. Segundo ela, o perfil dos visitantes é variado, oriundos de diversos lugares, mas também de Pelotas, por conta do caminho de volta, caracterizado pelo trânsito intenso. “Nesses eventos, a praia lota”, afirma a locatária, que preferiu não se identificar na reportagem.
Atrações musicais
- 18h30min às 19h30min – Jukebox
- 19h30min às 20h – DJ Anderson Lisboa
- 20h às 21h15min – Tchê Guri
- 21h15min às 21h45min – DJ Anderson Lisboa
- 21h45min às 22h45min – Mariana Maciel e Henry
- 22h45min às 23h15min – DJ Anderson Lisboa
- 23h15min à 00h45min – Fundo de Quintal
- 0h45min à 01h15min – DJ Anderson Lisboa
- 1h15min às 02h30min – Grupo do Bola