O friozinho pegou de surpresa quem pensou em passar o dia de Natal no Laranjal. Na tarde desta quarta-feira (25), os 20ºC que marcaram os termômetros, combinados com o vento e o sol entre as nuvens, afugentou quem estava nas areias e a opção foi ficar no calçadão.
A alternativa do feriado natalino foi curtir as belezas da praça Coronel Pedro Osório, enfeitada para a data. O espaço público que integra o Centro Histórico de Pelotas ficou movimentado pelas famílias que aproveitaram o fim da tarde de lazer.
Este ano, a decoração natalina permite que as pessoas aproveitem o local durante o dia, pelas atrações ofertadas, com o balanço do Papai Noel e a bicicleta com a roda gigante em torno do Chafariz das Nereidas – ponto turístico mais procurado pelos visitantes por causa da iluminação, mas este ano sem as águas dançantes.
O estofador de móveis David Oliveira da Cruz, 42, levou a família até a praça por achar o local mais apropriado para a filha de seis anos, Agnes da Cruz, estrear o presente que ganhou o Papai Noel: o patinete. “Aqui na praça o ambiente é bom, é familiar para as crianças brincarem e mais tranquilo”, diz o pai que estava acompanhado da mulher Letícia e do casal Diana e David.
Todos acharam os enfeites este ano bem mais bonitos que as edições anteriores. “Mudou bastante, pois dá para aproveitar a praça durante o dia, até porque criança tem certa hora da noite que já quer ir dormir”, considera o estofador ao organizar a família no balanço para a foto.
“Eu gostei do balanço de Natal”, diz Agnes. Sobre o bom velhinho, ela disse que ele apareceu em sua casa e lhe trouxe o que tinha pedido. “E ainda é rosa (patinete) e tem música”, destaca.
A oceanóloga Fernanda Piedras, 43, é pelotense, mas mora no Rio de Janeiro. Ela aproveitou a vinda ao município com a família para visitar os pontos turísticos, entre eles a praça. “É um símbolo da cidade. Assim podemos ver como ela está”, diz Fernanda, que há pouco tinha chegado de viagem e nem sabia que à noite o local fica todo iluminado. Enquanto aguardava, o casal de filhos aproveitou para brincar com a formiga da Fenadoce.
Concorrência
Quem aproveita a movimentação do público são os vendedores ambulantes. Desde o artesanato, brinquedo e lanches, as opções são muitas e a concorrência também. O pipoqueiro Maicon Jouglard de Gomes, 36, disse que os anos pós-pandemia foram melhores.
“Está bonita a praça, mas não está sendo bom para vendas. Ao menos dá para se defender um pouco”, diz ele ao lembrar que são muitos ambulantes a disputar a atenção da clientela.
Andrei Schunemann, 33, vende brinquedos, balões e algodão doce. Ele também considera o movimento de vendas fraco e atribuiu à proximidade do final de mês. “Mesmo tendo um bom movimento, o pessoal (público) tem sentido falta das águas dançantes”. Para o comerciante, os visitantes passeiam bastante, mas compram pouco.
Calor ainda está por vir
A programação da praça vai até o dia 1º de janeiro de 2025, período em que o calor deve voltar ao Estado. Até lá as temperaturas pela manhã serão típicas de primavera, devido à passagem de uma massa de ar frio que já se deslocou para o oceano.
Nesta quinta (26) o tempo volta a ficar firme em grande parte do território gaúcho, porém a circulação de ventos marítimos ainda pode contribuir para ocorrência de chuva fraca. A temperatura não sobe muito e as manhãs vão ser mais frias. A mínima prevista para a Zona Sul é de 15ºC hoje.
Ao longo do dia, o clima esquenta, mas nada de calorão. A máxima em Pelotas não passa dos 26ºC.
Na sexta-feira o tempo permanece estável em grande parte do Rio Grande do Sul. No Sul ainda pode ter chuva fraca por causa da umidade do oceano e maior variação de nebulosidade. E segue o frio: mínimas previstas de 12ºC e máximas de 28°C. Somente no sábado as temperaturas podem subir um pouco, chegando aos 33ºC em algumas regiões do Estado.