Tempo de reflexão
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira24 de Dezembro de 2024

Editorial

Tempo de reflexão

Tempo de reflexão
Conclusão da duplicação da BR-116 precisa ser prioridade. (Foto: Divulgação)

Chega o Natal e com ele um sentimento especial toma nossos corações. É momento de valorizar as coisas boas, de sorrir para o próximo e desejar com alegria coisas boas nessa data, mas também é hora de olhar para dentro de si mesmo e refletir sobre o ano que passou, traçar perspectivas para o futuro e alinhar nossas prioridades. Em uma realidade cada vez mais acelerada, é comum ver as pessoas falando sobre como mal notaram a data se aproximando. É um sintoma de uma sociedade que muitas vezes esquece de parar para refletir.

Dentro desse processo de reflexão, é fundamental a análise do momento que nossa região vive. Falta uma semana para a troca de governo nas principais cidades e esse contexto precisa de alinhamento. O salto de Pelotas e Rio Grande para a Categoria A do Mapa do Turismo brasileiro é um indicativo de um dos caminhos. Mas é preciso mais. Investimentos em infraestrutura e industrialização são o ponto-chave de uma “cartinha do Papai Noel” com as nossas principais necessidades.

O caminho passa por entender que 2025 é um ano de definição em diversas questões. Será o ano em que se desenhará o contrato da próxima licitação de pedágio e é preciso atenção nos moldes do próximo contrato para não acontecer os problemas que vivemos hoje. Será o ano de apertar para concluir a BR-116. Já faz mais de uma década que a obra está atrasada e é inaceitável que isso continue. É preciso ainda monitorar os avanços sendo feitos em termos das três pontes necessárias para melhorar nossa logística: a que liga Rio Grande e São José do Norte, uma segunda que ligue Jaguarão ao Uruguai e uma segunda sobre o canal São Gonçalo. E a cereja do bolo seria um indicativo de duplicação do lote 4 da BR-392, na chegada do Porto de Rio Grande.

Em um período em que costumamos refletir e desenhar nossos desejos e prioridades, a região precisa alinhar-se nas principais pautas e já largar com tudo para ganhar tempo e organização. Está tudo desenhado, basta fazer.

Acompanhe
nossas
redes sociais