No voluntariado, uma maneira de proporcionar um feliz Natal
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira24 de Dezembro de 2024

Generosidade

No voluntariado, uma maneira de proporcionar um feliz Natal

Pessoas trabalham com o objetivo de fazer um Natal melhor para os que mais precisam

Por

Atualizado terça-feira,
24 de Dezembro de 2024 às 14:07

No voluntariado, uma maneira de proporcionar um feliz Natal
A ONG Alimentar vai fazer uma ceia no Parque Dom Antônio Zattera

É com o sentimento de querer fazer um mundo melhor que muitos voluntários trabalham o ano inteiro e nessa época de Natal intensificam as ações. Todos os domingos a ONG Alimentar trabalha para dar um almoço digno às pessoas em vulnerabilidade social.

Há três anos o Parque Dom Antônio Zattera é o local escolhido para distribuição de 250 marmitas acompanhadas de sucos, pães e sobremesas. Próximo ao Natal a ação também tem um clima diferente.

As marmitas são especiais e o dia de doações é todo pensado para trazer mais alegria a todos. “Nós levamos brinquedos infláveis, as crianças ganham presentes, levamos cinco bolos gigantes, o pessoal fica muito feliz em receber. Esse ano também teve corte de cabelo gratuito”, conta Carla Pereira, presidente da ONG.

Gilvana Norenberg, voluntária da Alimentar, conta que a experiência é única. “Percebi que ali eu poderia fazer a diferença. Participar das ações de distribuir viandas, sucos, doces, mas também oferecer um sorriso, uma palavra amiga, é, para mim, um alimento para a alma”, diz.

O sentimento de gratidão é o que impulsiona a secretária. “O trabalho voluntário tem me proporcionado não apenas a chance de ajudar, mas também de me tornar uma pessoa melhor, de expandir meus horizontes e aprender com cada experiência”.

Doação em forma de ceia

A noite de Natal é ainda mais cheia de significado para Diomício Mendes Sobrinho, coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Fé – Maria de Nazaré.

Com ajuda de voluntários que preferem não se identificar, ele e os mais de 40 homens e nove mulheres que estão na comunidade preparam uma ceia e um dia especial de Natal dentro da própria comunidade.

O coordenador afirma que as datas comemorativas são momentos muito frágeis no tratamento contra a dependência química, por isso a saída para visita às famílias não é permitida.

A alternativa encontrada é fazer um momento especial em comunidade. “Fazemos a ceia lá mesmo em conjunto, eu e eles. É uma festa muito linda falando sobre o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus”, diz.

Alegria e esperança

As boas ações norteiam as atividades do grupo Missionários de Francisco. Um conjunto de amigos que há três anos formou o grupo pós-Jovem da Igreja Católica, vinculado à Paróquia São José Operário, localizada no bairro Fragata. O grupo tem como propósito ajudar o próximo, a exemplo de São Francisco de Assis, padroeiro do grupo.

No Natal, a ação é voltada aos pacientes dos hospitais. Durante o mês de dezembro o grupo realiza a Parada Solidária no semáforo próximo a igreja. O intuito é arrecadar dinheiro para custear a ação de Natal que acontece na véspera da data.

Grupo Missionários de Francisco vai realizar ações em hospitais da cidade (Foto: divulgação)

Durante a tarde do dia 24 de dezembro, os integrantes do grupo vão ao encontro dos pacientes do Pronto Socorro e da Beneficência Portuguesa para levar alegria, esperança e afeto aos que mais precisam.

Na visita os voluntários entregam para os pacientes adultos um terço com uma mensagem de Natal e biscoitos, que fazem parte da memória afetiva de muitos. Para as crianças são entregues brinquedos e doces, tudo conforme a dieta permitida pelo hospital. Aos acompanhantes são entregues lanches.

Além disso, o grupo também leva alegria em forma de músicas natalinas para todos que estão no hospital.b Segundo Gláucia Soares, integrante do grupo, a ideia surgiu de uma participante que já fazia essa ação em menor escala.

Como ajudar

As três ações apresentadas trabalham pelo próximo durante o ano inteiro e por isso recebem doações de todas as formas.

ONG alimentar:
* Doações podem ser feitas pelo Pix 46.224.376/0001-80 (CNPJ)
* Entrando em contato pelo telefone (53) 99130-2802 (Carla Pereira)

Comunidade Terapêutica Santa Fé-Maria de Nazaré
* Doações podem ser feitas pelo Pix 52.952.881/0001-44 (CNPJ)
* Diretamente na Rua Visconde da Graça, 601 – Fragata, Pelotas
* Entrando em contato pelo número (53) 98408-7192 (Diomicio Mendes)

Grupo Missionários de Francisco
* O grupo fará uma uma ceia de ano novo no dia 28 de dezembro para as pessoas em vulnerabilidade social que residem na Vila Farroupilha. Eles ainda estão aceitando doações de coxa e sobrecoxa de frango, arroz parboilizado, frutas cristalizadas ou ameixa e doces.
* Doações podem ser feitas pelo Pix 92.238.138.0008-18 (CNPJ).
* Diretamente na Paróquia São José Operário na Av. Duque de Caxias, 520 – Fragata, de Terça à Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
* Entrando em contato pelo telefone (53) 98121-8024 (Gláucia Soares).

Acompanhe
nossas
redes sociais