Os pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas podem sentir o afago de grupo de pets que, com seus tutores, visitam as alas do hospital nesta sexta-feira (20) e sábado (21). O objetivo do projeto é levar mais alegria e conforto para aqueles pacientes que amam os animais. A iniciativa busca dar uma sensação de lar para pacientes internados no período de Natal.
A iniciativa dos setores de Serviço Social e Psicologia Clínica do hospital surgiu da ideia dos próprios pacientes trazerem seus pets para uma visita ao hospital. Primeiramente não houve muita adesão, mas ao verem os cãezinhos que foram, outras pessoas se comoveram e então se concretizou o projeto de visitas. Atualmente, um grupo de voluntários se disponibiliza a fazer essa visita levando seus pets.
Segundo a assistente social do hospital, Anice Schleger, o projeto acontece há três anos, sempre às vésperas do Natal. No entanto, a ideia é ampliar e realizar as visitas também em outras datas comemorativas. “É uma sensação de estar em casa, traz um alento para os pacientes, principalmente no Natal, onde muitos seguirão internados”, afirma Anice.
Alegria para o dia
Luciana Rosa está fazendo tratamento contra o câncer de mama e afirma que essa visita especial traz muita alegria para o dia de tratamento. A enfermeira Neler da Silva já foi paciente e hoje traz seu cãozinho Buddhi para acalentar os pacientes. “É a primeira vez que eu participo e eu tô achando o máximo porque eu também já fui paciente oncológica. E o cão faz parte da aceitação do processo. Ele dá um apoio emocional muito grande. Que talvez seja aquilo mesmo que a gente precisa, aquele incentivo, aquele carinho naquele momento. Que não é com palavras, né?”
Para Kelly Oliveira, também paciente oncológica, os cães são parte fundamental do processo de cura. “Quando eu soube do meu diagnóstico, a primeira coisa foi botar meus cães para ficarem comigo”, relata. Ela ainda afirma que não consegue viver sem os seus amigos. “Só de olhar para aqueles olhinhos já é um acalento. (…) É uma terapia para a gente, com certeza”.
Carinho recíproco
Alegria que contagia também a equipe e os tutores. Enfermeiros e técnicos auxiliam nas visitas e também aproveitam para sentir um pouquinho desse amor. “Muito bom para todos! Para nós, para os pacientes, para todo mundo, né? A iniciativa é ótima!”, conta a enfermeira Gilmara de Ávila.
A tutora Sabrina Camargo aponta que poder levar um pouco de alegria para quem precisa é uma experiência incrível. “E o Luke ama o carinho que recebe deles.” Para ela, essa é uma forma muito linda de humanizar os pacientes e levar ainda mais cuidado. “Principalmente no final de ano onde alguns vão passar longe das suas famílias, então ter a presença desses animaizinhos assim é uma ação muito legal”, afirma Sabrina.
Como se voluntariar
Para participar dessa ação, é só entrar em contato com o setor de Serviço Social da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, pelo telefone (53) 3284-4731. Além disso, o cãozinho deve estar com todas as vacinas atualizadas, ter liberação do veterinário e estar com o banho em dia.