Laranjal terá policiamento reforçado durante Operação Golfinho

Verão

Laranjal terá policiamento reforçado durante Operação Golfinho

Serão três viaturas fixas, além de um quadriciclo que fará patrulhamento pela areia

Por

Laranjal terá policiamento reforçado durante Operação Golfinho
Novos veículos vão ser usados no monitoramento das areias da praia. (Foto: Cíntia Piegas)

Até o dia 5 de março, o Laranjal terá o policiamento triplicado para a 55ª Operação Golfinho, que integra a Operação Verão do governo do Estado. Serão três viaturas fixas do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) com guarnições, além de um triciclo que fará o policiamento pelas areias. Piratini também receberá reforço policial.

O policiamento contará com o efetivo do 5º Batalhão de Choque da Brigada Militar e o reforço de policiais militares de várias regiões do interior. A população estimada durante o período de veraneio chega a 100 mil pessoas no bairro. Durante a cerimônia, o comandante do 4º BPM, tenente-coronel PM Paulo Renato Scherdien, destacou que durante a festa da virada do ano haverá um grande aporte no efetivo para obter os resultados deste ano, quando foi registrado apenas uma ocorrência no dia 1º de janeiro de 2024.

O comandante do CRPO-Sul, tenente- coronel, PM, Alexander Pereira Cardoso, lembrou que foi um ano difícil para todos os moradores e que recorda quando navegou pelo local, à noite, na escuridão, fazendo a segurança da orla. Para o verão ele ressalta a nova modalidade de emprego da segurança com os quadriciclos. “São equipamentos mais modernos e próprios da faixa de areia, onde ocorre uma dupla aproximação dos nossos policiais militares com os veranistas e vice-versa”, esclarece.

A proposta é uma maior efetividade e eficiência utilizando os veículos para uma aproximação mais rápida das ocorrências e garantir uma visibilidade maior e sensação de segurança aos veranistas. “Esperamos efetivamente que ao final do período, no dia 5 de março de 2025, possamos estar comemorando um período com um índice reduzidíssimo de ocorrências”.

Para o ano inteiro

Moradores que assistiram a cerimônia ficaram agradecidos pela chegada de mais policiais, porém cobram que esse reforço seja o ano inteiro. O aposentado Vilson Camacho, 76, está há 30 anos na praia e para ter segurança mantém um caseiro em sua residência. “Casa abandonada chama ladrão”, comenta. Já o funcionário público aposentado José Luiz Ribeiro Oliveira, 69, lembra as autoridades que o Laranjal tem morador o ano inteiro e que no inverno fica abandonado. Aqui tem moradores. “Acho importante essa ação, mas deveria ser permanente”.

Essa demanda é antiga, reforça a presidente da Associação da Comunidade do Laranjal Asclar, Suzana Gama. Em conversa com os comandantes Scherdien e Teixeira, ela disse que não desistirá de pedir a reativação do Posto da BM na praia. “A gente fala em sensação de segurança, sem o posto. Tem uma viatura, mas não vemos ela. Então é como se não tivéssemos a quem recorrer. Mesmo ligando para o 190, é distante vir até aqui, quando a denúncia é que estão arrombando a casa ao lado”, relata. No final da cerimônia, a Asclar deixou encaminhada uma visita ao comando para apresentar as demandas.

Acompanhe
nossas
redes sociais