Pesquisa do Sebrae RS aponta que 60% dos empresários estão confiantes para 2025
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Dezembro de 2024

Monitoramento

Pesquisa do Sebrae RS aponta que 60% dos empresários estão confiantes para 2025

47% apostam na melhoria da economia do Rio Grande do Sul para o próximo bimestre

Por

Pesquisa do Sebrae RS aponta que 60% dos empresários estão confiantes para 2025
48% dos empresários têm intenção de expandir as atividades nos próximos dois meses.

A 39ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS, mostra cenário otimista dos empreendedores gaúchos. 62% dos entrevistados estão confiantes na melhoria do seu ramo de atividade e 47% acreditam na melhoria da economia do Estado para o próximo bimestre. 

A pesquisa ainda traz outro dado significativo: 48% dos empresários têm intenção de expandir as atividades nos próximos dois meses. A expectativa de um aumento na ocupação, indicado por 29% dos empreendedores, demonstra otimismo em relação ao futuro. Contudo, 46% preferem manter a situação atual.  

O estudo ouviu 442 empreendedores. A amostra envolve os segmentos de serviços (54%), comércio (27%) e indústria (19%). Das empresas pesquisadas, 48% são MEIs, 37% são microempresas e 15% de pequeno porte. 

Atualmente, os maiores desafios para os negócios são aumentar as vendas (59%), equilíbrio financeiro (40%), busca de crédito (30%), aumento dos custos (28%), redução do poder de compra do consumidor (27%) e o planejamento do negócio (27%). Conforme dados da Pesquisa, 34% dos entrevistados procuraram financiamento para seus negócios e 51% desses buscaram recursos através de linhas emergenciais. 

Cenário local 

Para o empresário Gabriel Souto Júnior, do ramo imobiliário, o mercado do setor está com perspectivas positivas para 2025, devido ao avanço tecnológico, mudança no perfil comportamental do público e queda dos juros. 

Sobre a possibilidade de melhoria no Estado, apesar da confiança, o empresário também entende ser necessária cautela. “Apesar de alguns especialistas entenderem que haverá um crescimento no PIB do RS, acredito que ainda sofreremos as consequências da enchente ocorrida no Estado”, avalia.

Assim como 48% dos empresários, Souto também entende 2025 um ano propício para a expansão do seu negócio. “Já temos metas e planejamentos para expandir e aumentar nosso market share no mercado de Pelotas e Zona Sul”, projeta.

Dentre as dificuldades enfrentadas em 2024 pelo empresário, estão os resquícios da pandemia, falta de linhas de crédito para o financiamento imobiliário e alta na taxa de juros, bem como a mudança de cultura do cliente, tanto na compra e venda quanto na locação.

A proprietária de uma agência de marketing digital, Graciele Borba aposta que o melhor entendimento da importância de se ter uma estratégia digital por parte dos empresários deve favorecer o crescimento da área. “O mercado vem apresentando crescimento constante na busca de produtos, serviços tecnológicos e digitais, assim como há sinais positivos indicando a melhoria da economia alavancada pelo desempenho positivo da indústria, comércio e serviços”, avalia. 

Para 2025, também existe expectativa de crescimento do negócio. “Nosso objetivo é aproveitar o momento de recuperação econômica e as oportunidades que estão surgindo no mercado, prospectando cada vez mais clientes”, diz Graciele.

Acompanhe
nossas
redes sociais