Turma de 1974 do  Serviço Social da UCPel celebra jubileu de ouro
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Dezembro de 2024

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Turma de 1974 do Serviço Social da UCPel celebra jubileu de ouro

Por

Há 50 anos

Os formandos da turma de 1974 do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas celebraram as cinco décadas da formatura, ocorrida em 19 de dezembro. O professor doutor José Gilberto Gastal foi o paraninfo e o professor Alceu Salomoni, coordenador do Departamento do Serviço Social na época, recebeu a Homenagem Especial, em uma cerimônia realizada no Theatro Sete de Abril.

“Eram 36, mas alguns desistiram, e infelizmente nove colegas já faleceram”, lembra a assistente social Clesis Crochemore. Nos últimos anos a turma se reuniu para celebrar os 25 e 40 anos de formatura. Na última sexta-feira, a turma comemorou os 50 anos da graduação em um almoço na Charqueada Santa Rita.

Turma teve como paraninfo o professor José Gilberto Gastal (Acervo Clesis Crochemore)

O curso de O curso de Serviço Social da UCPel completou 62 anos no dia 5 de maio. A primeira turma foi graduada em 1967, com cinco formandas. 

Celebração ocorreu na Charqueada Santa Rita (Foto Acervo Clesis Crochemore)

Há 70 anos

A direção do Clube Carnavalesco Fica Aí Pra Ir Dizendo preparava uma celebração especial para o dia 25 de dezembro de 1954. A festa, capitaneada pela associada Neiva Prattes, teria início às 23h, com desfile de vestuário, seguido de baile.

Eunice da Silva foi apresentada como rainha do Carnaval do Clube de 1955

O evento também serviu para que fosse coroada a rainha do Carnaval de 1955, a jovem Eunice da Silva. O programa da tarde, deste mesmo dia, prometia oferecer sessão de cinema para as crianças, às 15h, além da apresentação do Duque e da Duquesinha Mirim para as festas carnavalescas. 

Fonte: A Alvorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

O Sete de Abril foi palco de um festival organizado pelo cordão carnavalesco Eu Só, parte da renda foi revertida para a escola de trabalhos manuais para meninas desfavorecidas S.C.de Jesus. Entre as atrações estava a apresentação de um equipamento francês que replicava um aparelho de radiotelefonia; em 1924 o rádio começava a dar os primeiros passos no país. 

Para saber

  • A primeira rádio do Rio Grande do Sul foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1924, em Porto Alegre. 
  • Em Pelotas, a primeira transmissão da Rádio Pelotense ocorreu em 25 de agosto de 1925, ano de fundação da Sociedade Rádio Pelotense, que encerrou suas atividades em 31 de agosto de 2023.

Acompanhe
nossas
redes sociais