A Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), anunciou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19), a criação de seu Fundo Patrimonial. Esta é uma ferramenta financeira que garante a sustentabilidade de projetos e causas importantes a longo prazo. O endowment, termo usado em inglês, promovido em conjunto por universidade e fundação, tem como objetivo a captação de recursos destinados a projetos com foco no desenvolvimento regional em diversas áreas do conhecimento.
O Fundo Patrimonial começou em 2022, quando o então presidente da fundação propôs ao conselho a criação de um fundo para apoiar financeiramente projetos com potencial de crescimento e desenvolvimento regional. Um grupo de trabalho foi formado e, durante dois anos, eles conversaram com outros fundos, ouviram relatos de sucessos e fracassos, e discutiram como o fundo deveria ser estruturado para atender às necessidades da região.
Na sexta-feira (13) passada, o regimento foi aprovado, oficializando a criação do fundo. O objetivo principal é garantir a sustentabilidade financeira de maneira duradoura, preservando o capital e utilizando os rendimentos para fomentar iniciativas alinhadas às finalidades da fundação e ao interesse público. “Basicamente, é uma conta bancária abastecida através de doações de pessoas físicas ou jurídicas para finalidades específicas”, esclarece o diretor presidente da FDMS, César Bergoli.
Fundo permanente
Uma das características do fundo é a permanência da fonte de recursos, ou seja, ele nunca se extingue. Isso se deve à aplicação exclusiva dos rendimentos que o capital gera. “De acordo com o nosso regimento, pretendemos aplicar em projetos 70% dos rendimentos gerados pelo capital do fundo. O fundo só vai começar a aplicar esses recursos quando atingir o valor de R$1 milhão, podendo ser flexível em relação a isso. Mas o capital do fundo nunca acaba”, diz o diretor da FDMS.
Benefícios indiretos
- Sustentabilidade de longo prazo: o fundo permite que a fundação apoie projetos de forma contínua e planejada, mesmo diante de cenários econômicos desafiadores.
- Transparência e Gestão Profissional: a administração do fundo segue rigorosos padrões de governança, com auditorias periódicas e supervisão de comitês especializados.
- Transformação Social e Científica: a doação ao fundo contribui para o fortalecimento e desenvolvimento social e científico da região, transformando vidas e promovendo o progresso.
Primeiro doador
Mesmo a reserva financeira tendo sido recém-estabelecida, já há um parceiro definido. A cooperativa Sicredi é a primeira doadora do Fundo Patrimonial. De acordo com o diretor de operações do Sicredi, Jair Giacobbo, a proposta do fundo vem de encontro com aquilo que a empresa procura fomentar na região. “Estar próximo da comunidade, fazer parcerias com as entidades com o propósito de desenvolver a economia local, gerar renda para as pessoas e melhorar a qualidade de vida”, aponta o gestor.
Progresso coletivo
A reitora da UFPel, Isabela Andrade, aproveita para relembrar um cenário de alguns anos atrás. Por volta de 2018, estudantes do Centro de Engenharias da universidade procuraram Isabela, à época diretora da unidade, para lançar a proposta de um fundo patrimonial próprio. A partir disso, mesmo com pouco conhecimento acerca da temática, o projeto foi desenvolvido e o fundo consolidado, para atrair investimentos aos projetos promovidos dentro da instituição. O resgate feito por Isabela decorre de críticas que a medida sofreu em processos eleitorais anteriores da universidade.
“Fundo patrimonial é algo super positivo, tem muito a contribuir. A gente consegue de fato proporcionar investimento em ações que consideramos importantes no âmbito regional, que possam contribuir com a nossa sociedade. Ficamos ainda mais orgulhosos de ter conseguido avançar nessa pauta, com a criação do fundo patrimonial, que vai apoiar projetos de todas as unidades acadêmicas, dos mais de cem cursos de graduação e terá impacto social importante na comunidade”, conclui a reitora.
Como doar?
Entre em contato: Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (53) 3026-6900 ou (53) 3026-6947, sinalizando o valor e a modalidade de doação desejada.
Receba o contrato: A fundação enviará um contrato específico para a modalidade de doação escolhida, juntamente com as informações da conta bancária.
Assine e deposite: assine o contrato e faça o depósito na conta bancária indicada.
Receba a documentação fiscal: após o recebimento do contrato assinado e do comprovante de depósito, a Fundação emitirá a documentação fiscal necessária para a obtenção de benefícios fiscais, se aplicável.