O anúncio da criação de um bloco para disputar a presidência da Câmara de Pelotas com vereadores da oposição agita os bastidores do Legislativo. Apesar de esse bloco já possuir maioria, a tendência é de que a articulação para formação da mesa diretora se arraste até o último minuto, na sessão de posse do dia 1º de janeiro. Até lá, vereadores da base do governo vão continuar empenhados em reverter os votos e garantir a eleição de Michel Promove (PP) como presidente.
O vereador mais votado da oposição, Marcelo Bagé (PL), sustenta que o grupo está consolidado. Segundo Bagé, o PL fechou questão e a bancada, composta por ele e por Junior Fox, está alinhada.
“Foram onze vereadores que se uniram para manter a Câmara independente, preservando sua competência legislativa e fiscalizatória. Todos empenharam a palavra e isso me basta para saber que o bloco está fechado”, diz.
Entre os cotados para presidência neste grupo estão, além de Bagé, os vereadores Cauê Fuhro Souto (PV) e Carlos Júnior (PSD). Segundo o parlamentar do PL, a definição da presidência e dos outros cargos da mesa diretora deve ser debatida nos próximos dias.