Arbitragem pelotense inicia pré-temporada para o Gauchão
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira18 de Dezembro de 2024

Preparação

Arbitragem pelotense inicia pré-temporada para o Gauchão

Ao todo, cinco árbitros e três assistentes de Pelotas estão aptos a trabalhar no Campeonato Gaúcho

Por

Arbitragem pelotense inicia pré-temporada para o Gauchão
Preparação vem acontecendo desde terça-feira em Gravataí e termina no sábado (Foto: Divulgação)

Iniciou nesta terça-feira (17) a pré-temporada da arbitragem para o Campeonato Gaúcho. Os treinos estão acontecendo em Gravataí e continuam até sábado. Pelotas terá cinco árbitros e três assistentes aptos. Os trabalhos são custeados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

O nome mais conhecido do quadro pelotense é Jean Pierre Lima. O experiente árbitro de 44 anos irá trabalhar no seu 19º Gauchão. “A experiência me traz tranquilidade para lidar com todas as adversidades do campeonato. Todos sabem o quanto o Gauchão é um campeonato difícil, porém a minha experiência é meu preparo e faz com que traga uma certa segurança frente a comissão e as equipes”, diz Jean Pierre à reportagem do A Hora do Sul.

Tiago Clasen, Érico Andrade, João Pedro Martins e Eduardo Bastos são os outros árbitros pelotenses aptos e que estão na pré-temporada. Enquanto Victória Souza, Franciéli Borges e Paulo Ivan são os assistentes de Pelotas aprovados nos testes físico e teórico.

Nome com menor experiência, mas também conhecido no futebol gaúcho é o árbitro Érico Andrade, de 42 anos. Érico apita no Gauchão desde 2016 e assim como Jean Pierre também está habilitado para atuar no VAR. Já Eduardo Bastos, de 36 anos, irá para o seu terceiro Campeonato Gaúcho seguido.

As novidades no quadro pelotense são Tiago Clasen, de 40 anos, e João Pedro Martins, de 27. Clasen trabalhou nas duas últimas edições como árbitro reserva e em 2025 terá a oportunidade de ser escalado por Leandro Vuaden [presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF)] para ser árbitro principal no próximo Estadual. Martins diz à reportagem que a oportunidade de apitar jogos no Gauchão “é a realização de um sonho” e que “seja o primeiro de muitos”.

Novidade entre os assistentes

O quadro pelotense de arbitragem também terá novidades entre os assistentes. Victória Souza, de 28 anos, Franciéli Borges, de 30 anos, também terão oportunidade de estrear na elite no próximo Gauchão.

“Feliz e grata demais, essa primeira oportunidade é mais que um começo, é a chance de mostrar potencial, aprender e crescer”, comemora Franciéli, que nasceu em Capão do Leão, mas pertence ao quadro pelotense.

“Muito feliz por mais esse passo dado, espero que seja a primeira de muitas oportunidades que eu tenho certeza que estão por vir, gratidão a todo desempenho até o momento”, afirma Victória.

A dupla está em pré-temporada ao lado de Paulo Ivan, de 26 anos. O nome mais jovem do quadro pelotense trabalhará em seu segundo Gauchão.

VAR em todos os jogos

Os árbitros são unânimes quando questionados sobre a implementação do uso do VAR em 100% das partidas do próximo Campeonato Gaúcho.

Para Jean Pierre, o uso do VAR em todos os jogos trará justiça ao esporte. “Sabemos que como seres humanos estamos inerentes ao equívoco e a ferramenta vem para colaborar para que possamos legitimar o resultado”, completa.

Já Eduardo Bastos acredita que a decisão da FGF de disponibilizar aos clubes a tecnologia é uma forma de valorizar a competição. “A gente sabe que os nossos jogos aqui são muito aguerridos e, às vezes, dependendo do ângulo que tu tá, não tem como tu ver algumas coisas que só a ferramenta consegue mostrar”.

O jovem árbitro ressalta que é importante entender que por ser o primeiro ano com o VAR alguns erros podem ocorrer, até porque a tecnologia é utilizada por seres humanos, mas por outro lado destaca que o quadro de árbitros da FGF tem vários nomes acostumado a trabalhar com o VAR.

“Tem que aperfeiçoar, a gente sabe que pra nós aqui é um primeiro ano com VAR em todos os jogos, mas a gente tem árbitros do quadro nacional, a gente tem um Fifa aqui [Rafael Klein e Anderson Daronco], tem árbitros que trabalham direto com a ferramenta há mais tempo, então eu acredito que vai acrescentar bastante”, afirma.

Volta do clássico Bra-Pel

A volta do clássico Bra-Pel também mexe com a arbitragem. Com tantos nomes de Pelotas aptos a trabalhar na elite estadual, a chance de serem escalados no tradicional confronto chama atenção de todos.

Jean Pierre, pela maior experiência, surge como principal nome caso a entidade opte por escalar um nome da cidade. Seria o terceiro de sua carreira até o momento. Ele apitou um pelo Gauchão e outro pela Copa da FGF.

“Ter a possibilidade de novamente apitar esse grande clássico no Campeonato Gaúcho me deixa entusiasmado e com a certeza que será um grande jogo, de casa lotada, festas das torcidas e um grande exemplo para o resto do Estado”, complementa.

Acompanhe
nossas
redes sociais