Edital da Embrapa disponibiliza lotes de sementes de batata da cultivar BRS F21
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira18 de Dezembro de 2024

Oportunidade

Edital da Embrapa disponibiliza lotes de sementes de batata da cultivar BRS F21

Podem participar produtores de todo o país com inscrição no Renasem

Por

Edital da Embrapa disponibiliza lotes de sementes de batata da cultivar BRS F21
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] (Foto: Divulgação)

A Embrapa Clima Temperado está com edital aberto para aquisição de cinco lotes compostos por 400 unidades de sementes de batata da cultivar BRS F21. Podem demonstrar interesse produtores de todo o país que possuam inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Os produtores contemplados terão autorização para  multiplicação, oferta e venda de sementes com a marca “Tecnologia Embrapa”.

Conforme o pesquisador da Embrapa, Élbio Cardoso, o edital é uma forma das sementes produzidas ganharam maior escala via parceiros, visto que a Embrapa não trabalha com venda direta. Da mesma forma, as exigências previstas no edital garantem que a qualidade da produção seja mantida.

Os produtores que adquirirem os lotes ainda contarão com a assistência da empresa de pesquisa. “Os produtores contemplados precisarão seguir as normas que garantem o padrão de qualidade. A Embrapa ajuda com todas as dúvidas de manejo”, comenta.

Para janeiro, deverá ser lançado um edital similar para a comercialização de sementes de nectarina. Anualmente, a Embrapa Clima Temperado lança uma média de três editais com ofertas anuais. Sementes de pêssego, amora preta, arroz, azevém, trevo, capim elefante, batata doce, cebola e morango também são disponibilizadas.

Caracterização técnica da cultivar BRS F21

A cultivar BRS F21 tem alto potencial produtivo, vigor vegetativo médio, ciclo longo (110 dias), com desenvolvimento de tubérculos mais tardio do que ‘Atlantic’.  É destinada ao processamento de ‘chips’/palha, com elevado rendimento industrial e alta qualidade do produto final, conferida pelo adequado teor de matéria seca (21%) e teor de glicose (0,08%). Cozida apresenta textura firme com ausência de esfarelamento e moderada coesão, e sabor característico.

Acompanhe
nossas
redes sociais