Completando dez anos, a Operação Tudo Azul teve início nesta segunda-feira (16) na área central de Pelotas. Até o dia 31 de dezembro, o policiamento será reforçado com o intuito de trazer mais segurança para esses locais com maior circulação de pessoas, devido às compras de final de ano.
“É importante ressaltar que, apesar dos esforços nas ações de policiamento, as atividades cotidianas da nossa Guarda Municipal seguem com normalidade, sem prejudicar as rotinas de trabalho ou eficiência dos serviços prestados à população”, afirma o Supervisor Operacional da Guarda Municipal, Fabrício Lemes.
A Secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires, aponta que a ação faz toda a diferença no dia a dia da população, garantindo compras seguras tanto para o consumidor quanto para o comerciante. Também presente no evento, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) sinalizou a importância de ações como essa para o desenvolvimento.
“Viver em paz, é a base de qualquer desenvolvimento de política pública, crescimento humano, crescimento econômico, tudo isso depende dessa premissa básica que é nós vivermos sem violência”, diz.
Impacto na segurança
O comércio sente a diferença. Gerente de uma loja de roupas localizada no Calçadão da Andrade Neves, Amanda Estrella afirma que os trabalhadores e clientes da loja se sentem mais protegidos por verem a maior presença da Guarda nessa época do ano. A professora de inglês, Amanda Bica, conta que gosta de fazer suas compras no calçadão e afirma que está sempre em alerta e quando vê algum guarda sempre busca analisar a situação. “Mas depois que eu vejo que não está acontecendo nada, fico mais de boa. Caso algo aconteça, sei que eles estão ali”, diz.
Homenagem
Durante o evento, o ex-secretário da extinta Secretaria de Justiça Social e Segurança e idealizador da Operação Tudo Azul, Tiago Bündchen, recebeu uma moeda institucional em reconhecimento pelos dez anos da Operação. “Fico muito feliz pela continuidade do projeto tão legal que a gente criou lá em 2015, em conjunto com a Guarda. É só felicidade de ver prosseguir e que tenha vida longa!”, conclui.