Momento de potencializar o Laranjal
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira27 de Dezembro de 2024

Editorial

Momento de potencializar o Laranjal

Momento de potencializar o Laranjal
Verão traz expectativas positivas aos comerciantes. (Foto: Jô Folha

As falas dos empreendedores na matéria de capa da edição deste fim de semana do A Hora do Sul expõem a vontade que muitos têm em fazer o Laranjal dar certo. Pelotas foi agraciada com uma das mais belas praias de água doce do país e, a partir disso, precisa pensar no desenvolvimento econômico da região banhada pela Lagoa dos Patos. É um caminho mais do que óbvio para o crescimento em diversas frentes, que incluem geração de emprego e renda, valorização do bairro, estímulo ao turismo e lazer para os moradores da cidade.

O verão bate à porta, chega nos próximos dias e com ele há uma infinidade de expectativas, mas também de possibilidades, no nosso município. Para isso, é preciso de atitude. Se o velho problema de abastecimento hoje vive no passado, ainda há desafios estruturais enormes para colocar o Laranjal como um local mais habitável. Passa, por exemplo, pela buraqueira das ruas. Sabe-se que quando chove as ruas ficam quase intransitáveis. A coleta seletiva foi ampliada e espera-se que isso não seja um problema.

O grande desafio, porém, é trabalhar contra futuros alagamentos. Criar uma maneira ambientalmente saudável e que não prejudique a paisagem é uma das necessidades mais gritantes. As cenas vistas em maio não podem se repetir. Estamos a uma chuva a norte da região para, de novo, ver nossa praia tomada pela água, famílias perdendo tudo e empresários tendo seus negócios destruídos.

O futuro do Laranjal se faz com infraestrutura e potencialização das belezas da praia. Isso passa, também, pela balneabilidade. Há décadas esse é um problema e há expectativas nada otimistas para o que será divulgado nesse sábado, dados os resquícios de tudo um pouco que veio com a enchente. É através de investimentos que vamos concorrer na atração de turistas com outros grandes pontos do Estado e através do Brasil. E tornar o Laranjal um local totalmente apropriado para banho, que o próprio pelotense confie em entrar na água, é o maior dos desafios desse processo.

Acompanhe
nossas
redes sociais