Para quem planeja atividades ao ar livre neste final de semana, deverá repensar o cronograma. A Defesa Civil alerta para clima severo – com mapa na cor vermelha em pontos de Pelotas e Rio Grande – entre a madrugada e a manhã de sábado (14). O deslocamento do sistema de baixa pressão para o oceano mantém áreas de instabilidades na metade Leste do Estado, iniciadas na sexta-feira (13). A previsão é de chuva pontualmente forte, descargas elétricas e rajadas de vento.
No Sul e Litoral, os acumulados ficam entre 70 milímetros por dia (mm/dia) e 120 mm/dia junto com rajadas de vento que podem chegar aos 90 quilômetros por hora (km/h) na Metade Sul. O mar fica agitado e as temperaturas ainda variam entre 19ºC e 23ºC, conforme a previsão do Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica da UFPel (CPPMet).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas e grau de severidade para perigo potencial – cor amarela – entre as 3h e 12 deste sábado. Entretanto, no boletim diz que é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta se estende para todo litoral do RS, Santa Catarina e Paraná.
O meteorologista Henrique Repinaldo explica que o amarelo do Inmet não é dos mais perigosos, pois vai do perigo potencial, perigo e grande perigo. “É uma situação que pode acontecer e que a gente deve manter o cuidado na prática de alguma atividade ao ar livre. E ficar de olho nas previsões do tempo, pois é o alerta inicial”, esclarece.
Balneabilidade
Em meio a instabilidade do clima, se inicia o Projeto Balneabilidade temporada 2024/2025. A missão é avaliar a qualidade das águas para o banho em praias e balneários do Rio Grande do Sul. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), realizarão o monitoramento de 95 pontos em 44 municípios do Estado.
O primeiro boletim foi antecipado para este sábado, por meio do site e das redes sociais da Fepam, além de placas informativas nas praias. A população também poderá acompanhar os resultados pelo aplicativo Web APP BALN.
As coletas e análises das águas ocorrerão semanalmente, com o Sanep na Praia do Laranjal, e a Corsan nos demais balneários da região.