CEO da Fiergs analisa cenário industrial do Estado para 2025

Palestra

CEO da Fiergs analisa cenário industrial do Estado para 2025

Paulo Herrmann participou de evento promovido pelo Centro das Indústrias de Pelotas

Por

Atualizado sexta-feira,
13 de Dezembro de 2024 às 19:35

CEO da Fiergs analisa cenário industrial do Estado para 2025
Paulo Herrmann palestrou no auditório do Sicredi. (Foto: Jô Folha)

Encerrando as atividades externas do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), o CEO da Fiergs, Paulo Herrmann, palestrou e também conversou com empresários da região sobre o cenário industrial gaúcho e possibilidades para a região sul do Estado. Natural de São Lourenço do Sul, Herrmann será o estrategista responsável por dar novo direcionamento à entidade de classe.

Um dos desafios atuais enfrentados pelo RS, na avaliação de Herrmann, é a perda da representatividade do setor industrial gaúcho no cenário nacional. “O RS caiu para a quinta posição. Entre 2002 e 2021 o PIB da indústria gaúcha cresceu só 2% devido à baixa produtividade no trabalho”, comentou.

Outro dado negativo compartilhado por Herrmann é sobre a qualidade da educação no Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul ocupa a 14ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Sempre foi um orgulho para o Estado ser bom em educação. Uma das ações da Fiergs vem sendo a construção de 11 escolas. A primeira delas, inaugurada em Pelotas”, comentou.

Ainda, outro problema enfrentado pelo RS vem sendo a perda de talentos. De 2000 a 2022 o Estado perdeu mais de 700 mil pessoas em idade produtiva, enquanto o estado de Santa Catarina recebeu um milhão de trabalhadores no mesmo período. “Um desafio que vem movendo a Fiergs é modificar o cenário de que os jovens não querem mais trabalhar na indústria em função da poluição”, disse.

Nova fronteira agrícola

Na avaliação Herrmann, a metade sul do Estado pode se tornar em breve a nova fronteira agrícola brasileira, visto a disponibilidade de quatro milhões de hectares e fartos mananciais hídricos. O palestrante destacou que a produção concentrada na região Centro-Oeste não tem mais para onde crescer.

Novo direcionamento da Fiergs

Com cinco mil funcionários, faturamento em torno de R$ 1 bilhão ao ano, a Fiergs passará por uma reestruturação. Os novos objetivos serão divididos entre quatro grandes eixos: aumentar a competitividade das médias empresas; trazer inovação para as indústrias; reter talentos e contribuir para a reconstrução da indústria gaúcha.

Acompanhe
nossas
redes sociais