Avenida aposta em time experiente para o Gauchão
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira11 de Dezembro de 2024

Rivais da dupla Bra-Pel

Avenida aposta em time experiente para o Gauchão

Clube de Santa Cruz do Sul disputará, de forma inédita, a elite estadual pelo terceiro ano seguido

Por

Avenida aposta em time experiente para o Gauchão
Wiliam Campos comandará o Nida no Campeonato Gaúcho (Foto: Pâmela Gomes)

Pela primeira vez em seus 80 anos de história, o Esporte Clube Avenida disputará a elite do Campeonato Gaúcho pela terceira temporada seguida. A equipe de Santa Cruz do Sul ficou marcada por ser um clube “ioiô”. Nos últimos 16 anos foram cinco acessos (2008, 2011, 2014, 2017 e 2022) e quatro rebaixamentos (2010, 2012, 2015 e 2019). A campanha nos dois últimos estaduais deixa o torcedor preocupado em mais uma vez brigar para não cair. No Gauchão de 2023 a equipe terminou em nono e neste ano ficou em 10º, posições que na edição 2025 a colocariam no quadrangular contra o rebaixamento.

Para tentar alçar voos mais altos, como uma vaga em competição nacional, ou até mesmo a classificação para a semifinal, a direção apostou em um grupo com nomes experientes do futebol gaúcho. Destaque do último Estadual pelo Guarany de Bagé, o goleiro Rodrigo Mamá, de 41 anos, foi contratado. O elenco também conta com vários jogadores com passagem pelo futebol pelotense. Os zagueiros Micael e Jeder e os atacantes Flávio Torres e Hector Bustamante atuaram pelo Lobo, enquanto o volante Amaral e os atacantes Branquinho, Adriano Klein e Michel jogaram pelo Xavante.

O técnico será Wiliam Campos. Ele renovou contrato com o Periquito após a disputa da Série D. Wiliam foi eleito o melhor treinador do último Gauchão ao levar o Guarany de Bagé ao quinto lugar. O técnico comandou o Lobo na Divisão de Acesso do ano passado.

O elenco atual conta com 24 jogadores, sendo que nove são remanescentes deste ano: goleiro Gabriel Toebe, lateral-direito Kevlin, zagueiros Micael e Vitor Dadalt, volante Amaral, meias Alexandre e Laion e atacantes Branquinho e Flávio Torres.

Na pré-temporada, o Avenida enfrentará no sábado o time sub-20 do Juventude, que se prepara para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Dia 23 o teste será contra o Caxias nos Eucaliptos. A direção do Periquito ainda pretende agendar outros amistosos.

Entrevista com Guilherme Eich, assessor especial da presidência do Avenida

Como foi planejada a montagem do elenco para o Campeonato Gaúcho?

Foi no sentido de buscar experiência, uma casca dentro da competição que me parece cada vez mais necessária. Temos um número considerável de atletas experientes, mas é uma busca da experiência com bastante cautela, cuidado. Existem “experientes” e “experientes” e dentro desse contexto me agradam muito os profissionais que temos aqui. Me parece que vem mudando no futebol, mas se criou uma situação de atletas que quando passam de 33, 34 anos não servem mais. O Nenê [meia do Juventude de 43 anos] é a prova viva que o atleta com a idade avançada, desde que tenha uma conduta profissional, consegue entregar muito e se faz necessário dentro deste futebol nivelado que a gente tem. Esses atletas que a gente tem são atletas que, apesar de uma idade avançada, são extremamente profissionais, estão fisicamente e clinicamente muito bem.

O Avenida tem fama de “ioiô”, mas está indo para o terceiro Gauchão seguido pela primeira vez na história do clube. É possível pensar em um objetivo maior que não cair?

É uma marca a ser comemorada pela gente, mostra e é o reflexo de um trabalho de muitos anos que a gente vem fazendo de estruturação, de pé no chão. Quando tu faz um trabalho sério, responsável no futebol, nem sempre as coisas acontecem meteoricamente. Até porque quando isso acontece a queda é tão rápida quanto a subida. Acho que o Avenida vem se colocando cada vez mais preparado para estar entre as principais equipes do Estado. Eu falo frequentemente: evitar o rebaixamento não é o nosso único objetivo, mas não tem como deixar de ser o primeiro objetivo de qualquer clube do interior. Qualquer objetivo além desse precisa passar pela manutenção. Então a manutenção é o primeiro objetivo até alcançar. Quem enxergar diferente disso pode estar incorrendo no erro. A gente precisa sim buscar o livramento do rebaixamento o mais rápido possível e a partir daí a gente mirar os outros objetivos da competição, que é classificar em primeiro lugar. A gente fugir desta zona dos quatro últimos que vai ser um terror. Aí sim a gente buscar o retorno para as competições nacionais, que escapou da nossa mão no Gauchão deste ano.

Qual avaliação sobre atabela do Avenida?

Todo ano que tu pega a tabela do Campeonato Gaúcho tu olha e diz: “poxa, ela é complicada”. O Campeonato Gaúcho não tem jogo fácil. É um campeonato extremamente competitivo, igual. De modo geral é uma competição que tu tem que se preparar muito bem para enfrentar quem quer seja pela frente. Eu prefiro sempre olhar pelo lado positivo. Então vou olhar que tenho somente quatro jogos em casa na primeira fase e um deles não é o Internacional. Esse sim me parece sempre um adversário difícil, mesmo que em casa, de bater.

Quais as reformas feitas no estádio dos Eucaliptos para 2025?

A gente teve que intervir no nosso gramado. A gente terminou a Série D desse ano com o campo bastante prejudicado. A gente teve que trocar boa parte do gramado. Fora isso a gente teve que fazer uma intervenção nos bancos de reservas. A gente vai precisar aterrar eles um pouco por conta do VAR. A câmera do VAR estava pegando bem no telhado da casamata e impedia a câmera de pegar a linha lateral. Fora isso, manutenção básica também. Estamos fazendo um mutirão de limpeza e revitalização do estádio para chegar na melhor forma possível no Gauchão.

Elenco do Avenida

Goleiros

* Rodrigo Mamá
* Gabriel Toebe
* Ronald

Laterais-direitos

* Kevlin
* Mika

Laterais-esquerdos

* Joel Jiménez
* David Luís

Zagueiros

* Micael
* Vitor Dadalt
* Rafael Klein
* Jeder

Volantes

* Amaral
* Yonathan Gorgoroso
* Rafinha
* Zé Vitor
* Vitório Poletto

Meias

* Alexandre
* Laion

Atacantes

* Adriano Klein
* Bustamante
* Branquinho
* Tallyson
* Michel
* Flávio Torres

Técnico: Wiliam Campos

Acompanhe
nossas
redes sociais