Em funcionamento desde a metade do ano, o novo prédio do Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Sul foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira (10). Com investimento de quase R$ 1,2 milhão, o espaço é amplo e estratégico para atender uma população de mais de 47 mil habitantes, somando Turuçu que fará parte da área de cobertura do pelotão.
Para o comandante do Pelotão, primeiro-sargento Marcelo Bandeira Tavares, é um sonho que se realiza. O comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, participou do evento juntamente com o prefeito Rudinei Härter (PDT).
O oficial conta que a estrutura onde estava a unidade era pequena e nada funcional para o tipo de atendimento prestado pelos Bombeiros. Até mesmo a saída dos caminhões levava perigo para veículos e pedestres que passavam pelo local. Com a demanda, a própria prefeitura percebeu que a unidade deixava de receber equipamentos e viaturas por não poder acomodar de forma adequada. “Nós não tínhamos espaço físico ideal. Hoje, o quartel novo é excelente. Tem um garajão coberto para as viaturas”, comemora o comandante.
O titular da secretaria Especial de Gabinete, Cristian Iepsen, revela que a demanda é antiga e só não foi inaugurada antes, já que o prédio estava pronto, pois os móveis pré-fabricados eram do Vale do Taquari, região atingida pela enchente causando atraso na entrega. “A obra foi realizada com recursos próprios da prefeitura de São Lourenço do Sul, com um investimento total de R$ 1.193.257,43”, destaca.
Trajetória
O pelotão chegou ao município em 2012 e precisava de um espaço físico, A prefeitura locou um prédio, mas não levou em consideração a estrutura da unidade e o atendimento à necessidade da corporação. Com o tempo, o imóvel passou a apresentar problemas e exigir reformas, além da grande dificuldade de armazenamento dos equipamentos deles. “Me parece que o comando, algumas vezes, refletia muito sobre enviar novos equipamentos para São Lourenço do Sul por causa da estrutura”, observa o secretário.
A ideia da construção de um novo quartel estava desenhada, mas foi com uma urgência de demanda que passou a tomar forma. “A Secretaria Especial de Gabinete, que também responde pela Segurança Pública do município, remanejou o orçamento e tocamos o projeto de uma forma bem rápida e contamos com muitos voluntários, principalmente na engenharia, no projeto elétrico e em outras áreas para agilizar”, relata Iepsen. O processo teve a participação dos bombeiros que repassaram as diretrizes e as necessidades. A construção se iniciou em 2022, impulsionando até a vinda de equipamentos.
O secretário revela ainda que a corporação está no prédio desde a enchente de maio, mesmo faltando os móveis, pois a equipe recebeu reforço para atender a população e precisava de mais espaço, o que o novo prédio garante de sobra. “Desde então eles não saíram mais.”