O presidente da Câmara de Pelotas, vereador Anderson Garcia (PSD), anunciou que colocará em pauta nesta quarta-feira (11) uma série de projetos enviados pelo Executivo. A decisão é um “armistício”, após semanas de queda de braço com a Prefeitura e com o trancamento de pautas enviadas pelo governo.
Garcia afirmou que irá pautar cinco mensagens enviadas pelo governo, entre elas a que institui o Plano Municipal pela Primeira Infância, a que altera a denominação da função de condutor de motolância para contemplá-los com o piso da enfermagem e a autorização para a contratação emergencial de condutores de ambulâncias do Samu.
Também entrarão em pauta a criação da política municipal Cultura Viva, que tem o objetivo de fortalecer grupos e atividades culturais de Pelotas. A lei prevê a criação de editais para o financiamento de projetos culturais e a criação de um cadastro para entidades, grupos culturais e pontos de cultura.
Outro projeto em pauta autoriza o Município a conceder o prédio do antigo Banco do Brasil, próximo à Prefeitura e o Mercado Central, para a criação da escola de gastronomia e centro gastronômico do Senac. A proposta foi selecionada pelo projeto Iconicidades, do governo do Estado, e no ano passado a Prefeitura contratou a elaboração de um projeto de restauro. Enquanto o poder público será responsável pelo restauro do prédio histórico, o Senac ficará a cargo de construir o anexo previsto no projeto.