Pouco a pouco, William de Mattia vai implementando suas digitais no novo Brasil que se forma. Na segunda semana de pré-temporada, o elenco segue as atividades na Arena Marini. Nesta terça-feira (10), a comissão técnica liberou o acesso da imprensa ao treino durante a tarde. Foi possível observar as primeiras ideias aplicadas a um grupo de atletas quase finalizado.
Quatro goleiros e 20 jogadores de linha participaram do treinamento na estrutura que fica às margens da BR-392. Alguns nomes do plantel sub-20 estiveram presentes. Dos mais conhecidos do torcedor, o goleiro João Lucas e o meia Agustin Milar, chamados para aumentar o número de atletas e viabilizar os trabalhos.
Após o aquecimento, houve um trabalho de força e potência sob comando do preparador físico Cesar da Veiga, o Polaco. Em seguida, o grupo foi dividido em dois. Um deles, com os atacantes, fez exercício de finalização, com o auxiliar técnico Erik Bés. Um jogador recebia de costas, girava sobre a marcação e acionava um companheiro para o chute.
O outro grupo ficou a cargo de William de Mattia. O comandante dirigiu uma atividade que começava com um tiro de meta do goleiro, seguido por cabeceio e os chamados “gatilhos de pressão”. Quando o passe era dado para trás, a marcação não subia. Quando a bola ia para o atleta aberto em amplitude, a marcação ia até ele.
Depois, em campo reduzido, todo o elenco foi reunido para um treino em que um jogador recebia de costas e passava para os pontas. O ataque seguia e terminava com finalização, com defesas e ataques dos dois lados. Um dos trios ofensivos usados por de Mattia teve Histone, DG (extremas) e Gabriel Moysés (centroavante), por exemplo.
Testes
O vice de futebol do Brasil, Gonzalo Russomano, atendeu a reportagem na Arena Marini. O dirigente afirma que um jogo-treino contra o Guarany “ficou mais complicado” porque os times se enfrentarão na segunda rodada do Gauchão, já em janeiro, o que aproximaria um eventual jogo-treino e o duelo pela competição.
Os primeiros testes do Xavante devem ser com a própria base, que se prepara para a final da Série A-2 do Gauchão Sub-20, e também contra o Sindicato dos Atletas do RS. Ainda não há datas definidas e quem toma a dianteira das conversas é o gerente de futebol Eduardo Alves.
Tabela
Russomano considera “interessante” a ordem das partidas do Rubro-Negro no próximo Estadual. O dirigente diz que o objetivo é vencer os quatro compromissos no Bento Freitas e que os dois primeiros duelos podem ser decisivos para, com a eventual conquista de seis pontos, dar tranquilidade.
“Não são viagens longas, são viagens perto. Caxias, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, e o outro [jogo] fora é o Bra-Pel. Dois jogos de início em casa [Grêmio e Guarany] para a torcida vir nos apoiar. Acredito que a tabela foi satisfatória para nós”, afirma. Ainda conforme o vice de futebol, “mais duas ou três peças” devem ser anunciadas até o fim da semana.