Transpetro lança convênio de dois anos com o CCMar
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira25 de Dezembro de 2024

Oportunidade

Transpetro lança convênio de dois anos com o CCMar

O convênio prevê a oferta de cursos profissionalizantes, além da manutenção predial, o transporte dos alunos, ampliação pedagógica e ações de educação ambiental

Por

Atualizado segunda-feira,
09 de Dezembro de 2024 às 10:51

Transpetro lança convênio de dois anos com o CCMar
CCMar é um centro de formação profissional ligado à Furg, em Rio Grande (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (9), a Transpetro lança um convênio em parceria com o Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Durante dois anos, o convênio visa beneficiar aproximadamente 600 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com idades entre 14 e 19 anos, no município de Rio Grande.

Está prevista a oferta de 13 cursos profissionalizantes, a manutenção do prédio sede do Centro, o transporte dos alunos, ampliação pedagógica e ações de educação ambiental. Guy Barcellos, coordenador pedagógico do CCMar, destaca a importância desses recursos. “É muito importante a acessibilização desse recurso para que nós possamos fazer algumas intervenções urgentes por conta dos eventos climáticos extremos que castigaram muito o prédio”, diz.

Outro ponto importante são as bolsas de permanência para enfrentamento à invasão. “A oferta de profissionalização será potencializada porque os alunos serão remunerados para fazer essa atividade. (…) Eles estarão mais motivados, mais tranquilos e o CCMar estará também funcionando na sua plenitude”, afirma Barcellos.

CCMar

O Centro de Convívio dos Jovens do Mar é um centro de formação profissional vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e teve sua construção financiada pelo BNDES, no início dos anos 2000. O centro atende anualmente cerca de 300 alunos divididos nos mais de dez cursos técnicos de diferentes áreas.

O coordenador pedagógico reafirma a importância da perspectiva de emancipação para a formação dos alunos do Centro. “É uma perspectiva de uma pedagogia crítica em que a pessoa se torna autora do seu projeto de vida, que a pessoa, o jovem, se torna autor de uma história que ele vai escolher como escrever através desse conhecimento que emancipa e que dá autonomia”, conclui Barcellos.

O lançamento do convênio Transpetro CCMar/Furg para formação profissionalizante de jovens em situação de vulnerabilidade vai acontecer na segunda, a partir das 14h, no hall do CCMar, em Rio Grande.

Acompanhe
nossas
redes sociais