Ainda sem ter a lei de inovação em vigor, Pelotas criou um comitê em torno do tema. Na próxima terça-feira (10), os Grupos de Trabalho Governança e Comunidade, que promovem ações em prol da cultura de inovação, organizam o primeiro encontro da comunidade inovadora de Pelotas, “EIXO – Comunidade/Inovação/Construção”. O evento acontece no Startup Village, às 19h, no Espaço Sicredi do Rampa Innovation, com objetivo de divulgar as novidades que estão sendo desenvolvidas em diversas facetas.
“Nossa meta é fazer de Pelotas uma referência regional e nacional de práticas inovadoras e superar o desafio da lei de inovação”, afirma Raquel Berta, integrante da comissão organizadora do encontro, sobre a criação dos grupos de trabalho na cidade. O movimento para efetivação de um ecossistema de inovação deu partida em julho deste ano.
O GT Comunidade é coordenado por Paola Porto. No entanto, todos os outros membros participam integralmente da organização do evento. Raquel diz que a importância da governança permeia desde a estruturação, os alvos, o investimento, até os propósitos e métodos estabelecidos, de modo a fortalecer a cultura de inovação no município.
“A governança é uma estratégia que ajuda a superar obstáculos e garantir que a inovação aconteça. Desse modo, a governança permite a troca e compartilhamento de conhecimentos, informações, recursos e aprendizados, fortalecendo a confiança entre as partes e a tomada de decisão colaborativa”, define. “É a mão de muitas pessoas envolvidas naquela entrega. Os atores que tanto falamos da quádrupla hélice, bem como: governo, instituições de ensino, empresas e a sociedade civil”, completa.
Principais destaques
O encontro de perspectivas conta com palestras curtas para detalhar os objetivos da comunidade e os planos para o próximo ano, propondo a criação e manutenção de conexões e troca de informações, recursos e oportunidades profissionais e pessoais. “Se vocês curtem inovação, empreendedorismo, tecnologia e querem participar de um ecossistema lotado de gente fera, esse evento é para vocês”, convoca Raquel.
Próximos passos
Passada a realização do encontro, o grupo tem uma série de intenções já traçadas, tais como:
- A definição concreta do board estratégico da governança com apoio do Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas (ACP).
- O ato de assinatura com todos os atores envolvidos da quádrupla hélice, para reafirmar o compromisso coletivo da construção de uma cidade inovadora.
Dessa forma, Raquel entende que o primeiro passo para entender a importância dessa mudança é pensar à frente. Diante disso, ela sugere um questionamento: “Onde a cidade quer estar posicionada daqui a 30 anos? A partir disso, fica mais fácil visualizar quais ações devem ser adotadas, que agenda deve ser priorizada e quais recursos precisam ser alocados”.